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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ACESSO, PERMANÊNCIA E APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO – UFCat - GO
Autor(es): Boaventura, Raquel M. L.
Primeiro Orientador: Brandão, Hilma Aparecida
Primeiro Membro da Banca: Brandão, Hilma Aparecida
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Jussara F. A. C.
Terceiro Membro da Banca: Paiva, V. A. S.
Resumo: A educação inclusiva pode ser considerada um desafio vivido nos tempos atuais, visto que as deficiências existem e não podem ser ignoradas. O deficiente tem direitos iguais de acesso, permanência e qualidade da educação, do nível básico ao superior. Sendo assim, esse trabalho objetiva fazer um aporte teórico sobre o direito à educação superior para todos e as ações que garantem o acesso, permanência e aprendizagem nos cursos universitários. Trata-se de uma pesquisa baseada no levantamento bibliográfico, em que busca-se identificar produções científicas em periódicos nacionais sobre deficiência, currículo e a inclusão no ensino superior, analisando as questões referentes não apenas às condições para entrar na universidade, mas para permanecer ao acesso, e obter uma aprendizagem com qualidade. Bem como é feito um estudo documental, a partir de informações disponíveis em páginas eletrônicas da Universidade Federal de Catalão - UFCat, a respeito das suas ações frente à inclusão. Nota-se que já podem ser observados alguns avanços, e as pessoas com deficiência tem se tornado mais presentes nas Instituições de Ensino Superior, como é o caso da universidade em estudo, portanto, os desafios ainda existem e devem ser buscadas cada vez mais ações educativas junto aos estudantes com deficiência, garantindo-lhes o acesso e permanência a uma educação superior de qualidade, fazendo-se valer seu direito de democracia e cidadania.
Abstract: Inclusive education can be considered a challenge experienced today, since deficiencies exist and cannot be ignored, therefore, the disabled have equal rights of access, permanence and quality of education at all levels, from basic to higher education. Therefore, this work aims to analyze the right to higher education in the light of the changes that Brazilian education has undergone in recent years, calling attention to the need to transform the quality standard, which should be constituted as a right for all, fundamental to public law and subjective to this level of education. It is a research based on the bibliographic survey, in which it seeks to identify scientific productions in national journals on disability, curriculum and inclusion in higher education, analyzing the issues related to access, permanence and learning from it. As well as a documentary study, based on information available on websites of the Federal University of Catalão - UFCat, regarding their actions towards inclusion. It is noted that some advances can already be observed, and people with disabilities have become more present in Higher Education Institutions, as is the case of the university under study, therefore, the challenges still exist and more actions must be sought educational activities with students with disabilities, guaranteeing them access and permanence to a higher quality education, asserting their right to democracy and citizenship.
Palavras-chave: Inclusão
Pessoas com deficiência
Educação Superior
Currículo
Ações educativas
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1378
Data do documento: 14-Ago-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

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