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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA (COVID-19) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: IMPACTOS E DESAFIOS
Autor(es): Melo, Ítalo
Primeiro Orientador: Brandao, Hilma
Primeiro Membro da Banca: Firmino, Waldivino
Segundo Membro da Banca: Gargioni, Ana Alice
Resumo: A educação escolar no Brasil assume o modelo remoto em 2020 como resultado de uma pandemia que assola e aterroriza o mundo todo, a Covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2). O texto seguinte aborda as consequências da pandemia na rede municipal de ensino: impactos e desafios e tem como objetivo entender o processo de transição do ensino presencial para ensino remoto na perspectiva legal; conhecer os impactos causados para professores, alunos e pais, bem como dificuldades e alternativas criadas para que fosse implantado nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Ipameri-Goiás. Para tal, a metodologia adotada foi em um primeiro momento a análise de leis federais, estaduais e municipais que regulamentam o ensino não presencial entre eles os disponibilizados pelo Conselho Municipal de Educação e Secretaria de Educação do município, que contam também com relatórios produzidos pelos gestores escolares e tammbém a pesquisa bibliográfica sobre o tema. A pesquisa teve como suporte teórico autores como Trivinos (1987), Arruda (2020), Pretto; Bonilla; e Sena (2020), Leher (2020), entre outros. Todas as leituras levaram-nos a constatação de que a educação se faz essencial mesmo em tempos de pandemia e, por mais que o modelo remoto apresente dificuldades para todos os envolvidos, apresenta-se como única alternativa diante do cenário.
Abstract: School education in Brazil takes on the remote model in 2020 as a result of a pandemic that is plaguing and terrorizing the whole world, Covid-19, caused by the new coronavirus (SARS-COV-2). The following text addresses the consequences of the pandemic in the municipal education system: impacts and challenges and aims to understand the process of transition from face-to-face to remote education from a legal perspective; to know the impacts caused for teachers, students and parents, as well as difficulties and alternatives created so that it could be implemented in the schools of the Municipal Education Network of Ipameri-Goiás. To this end, the methodology adopted was, at first, the analysis of federal, state and municipal laws that regulate non-face-to-face education, including those made available by the Municipal Council of Education and the Municipal Secretary of Education, which also have reports produced by managers and also bibliographic research on the topic. The research was supported by authors such as Trivinos (1987), Arruda (2020), Pretto; Bonilla; and Sena (2020), Leher (2020), among others. All the readings led us to the realization that education is essential even in times of pandemic and, even though the remote model presents difficulties for everyone involved, it presents itself as the only alternative in the face of the scenario.
Palavras-chave: Pandemia. Ensino remoto. Impactos e Desafios
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1377
Data do documento: 26-Ago-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

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