Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandao, Hilma-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee1Firmino, Waldivino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9084445497080695pt_BR
dc.contributor.referee2Gargioni, Ana Alice-
dc.creatorMelo, Ítalo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2010246170084445pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T13:59:28Z-
dc.date.available2020-09-15-
dc.date.available2020-09-16T13:59:28Z-
dc.date.issued2020-08-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1377-
dc.description.abstractSchool education in Brazil takes on the remote model in 2020 as a result of a pandemic that is plaguing and terrorizing the whole world, Covid-19, caused by the new coronavirus (SARS-COV-2). The following text addresses the consequences of the pandemic in the municipal education system: impacts and challenges and aims to understand the process of transition from face-to-face to remote education from a legal perspective; to know the impacts caused for teachers, students and parents, as well as difficulties and alternatives created so that it could be implemented in the schools of the Municipal Education Network of Ipameri-Goiás. To this end, the methodology adopted was, at first, the analysis of federal, state and municipal laws that regulate non-face-to-face education, including those made available by the Municipal Council of Education and the Municipal Secretary of Education, which also have reports produced by managers and also bibliographic research on the topic. The research was supported by authors such as Trivinos (1987), Arruda (2020), Pretto; Bonilla; and Sena (2020), Leher (2020), among others. All the readings led us to the realization that education is essential even in times of pandemic and, even though the remote model presents difficulties for everyone involved, it presents itself as the only alternative in the face of the scenario.pt_BR
dc.description.resumoA educação escolar no Brasil assume o modelo remoto em 2020 como resultado de uma pandemia que assola e aterroriza o mundo todo, a Covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2). O texto seguinte aborda as consequências da pandemia na rede municipal de ensino: impactos e desafios e tem como objetivo entender o processo de transição do ensino presencial para ensino remoto na perspectiva legal; conhecer os impactos causados para professores, alunos e pais, bem como dificuldades e alternativas criadas para que fosse implantado nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Ipameri-Goiás. Para tal, a metodologia adotada foi em um primeiro momento a análise de leis federais, estaduais e municipais que regulamentam o ensino não presencial entre eles os disponibilizados pelo Conselho Municipal de Educação e Secretaria de Educação do município, que contam também com relatórios produzidos pelos gestores escolares e tammbém a pesquisa bibliográfica sobre o tema. A pesquisa teve como suporte teórico autores como Trivinos (1987), Arruda (2020), Pretto; Bonilla; e Sena (2020), Leher (2020), entre outros. Todas as leituras levaram-nos a constatação de que a educação se faz essencial mesmo em tempos de pandemia e, por mais que o modelo remoto apresente dificuldades para todos os envolvidos, apresenta-se como única alternativa diante do cenário.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ítalo Vaz de Melo (italo.vaz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-09-15T02:39:55Z No. of bitstreams: 1 Artigo Científico Corrigido - Italo Vaz de Melo - versao final corrigida 14-09.pdf: 421790 bytes, checksum: 422f001a2b3a9514129b34dfcbc79c6d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado Ítalo, Informamos que sua submissão foi rejeitada paraajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) nãofoi anexado à submissão. Tal documento deve constar,obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura oTermo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelosadministradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo deAutorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf   O(s) autor(es) devem revisar aversão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessaversão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessaversão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2ºFolha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Atade defesa.  Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pelaplataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrarnovamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriaisde como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,  on 2020-09-15T22:34:24Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Ítalo Vaz de Melo (italo.vaz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-09-16T13:40:17Z No. of bitstreams: 2 Artigo Científico Corrigido - Italo Vaz de Melo - versao final corrigida 14-09.pdf: 421790 bytes, checksum: 422f001a2b3a9514129b34dfcbc79c6d (MD5) requerimento pos graduaçao.pdf: 424309 bytes, checksum: 8cacfaf8480f166a3cc20b00cc562bca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciane Silva de Souza Prudente (luciane.prudente@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-16T13:57:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo Científico Corrigido - Italo Vaz de Melo - versao final corrigida 14-09.pdf: 421790 bytes, checksum: 422f001a2b3a9514129b34dfcbc79c6d (MD5) requerimento pos graduaçao.pdf: 424309 bytes, checksum: 8cacfaf8480f166a3cc20b00cc562bca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciane Silva de Souza Prudente (luciane.prudente@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-16T13:58:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo Científico Corrigido - Italo Vaz de Melo - versao final corrigida 14-09.pdf: 421790 bytes, checksum: 422f001a2b3a9514129b34dfcbc79c6d (MD5) requerimento pos graduaçao.pdf: 424309 bytes, checksum: 8cacfaf8480f166a3cc20b00cc562bca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-16T13:59:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo Científico Corrigido - Italo Vaz de Melo - versao final corrigida 14-09.pdf: 421790 bytes, checksum: 422f001a2b3a9514129b34dfcbc79c6d (MD5) requerimento pos graduaçao.pdf: 424309 bytes, checksum: 8cacfaf8480f166a3cc20b00cc562bca (MD5) Previous issue date: 2020-08-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemia. Ensino remoto. Impactos e Desafiospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA (COVID-19) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: IMPACTOS E DESAFIOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Científico Corrigido - Italo Vaz de Melo - versao final corrigida 14-09.pdf411,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
requerimento pos graduaçao.pdf414,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.