Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1375
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ASPECTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA - ESTUDOS INICIAIS
metadata.dc.creator: Oliveira, Fábio Henrique
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Rogério Carneiro
metadata.dc.contributor.referee1: Brandão, Hilma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Jordão, Uiara Vaz
metadata.dc.description.resumo: Este projeto tem como proposta analisar o ensino de graduação no curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, identificando quais os aspectos pedagógicos presentes nas práticas docentes no que se refere à formação do Médico Veterinário. Para tanto, a pesquisa inclui a revisão bibliográfica, visando conceitos teóricos e métodos; a análise documental, através dos planos de ensino dos professores para auxiliar a identificação dos aspectos pedagógicos. A premissa do estudo é que com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina Veterinária, em 2003, recomendou-se que as Instituições de Ensino Superior deveriam ser capazes de estimular, além das competências técnicas, o desenvolvimento das competências humanísticas nos discentes e, em 2012, o Conselho Federal de Medicina Veterinária propôs a utilização de metodologias ativas de ensino para atingir tal propósito. Analisando os planos de ensino de algumas disciplinas do curso de Medicina Veterinária do IFGoiano – Campus Urutaí, observou-se que as aulas expositivas dialogadas ainda é a principal técnica de ensino, embora observa-se uma preocupação com a utilização de metodologias ativas por parte de alguns professores.
Abstract: This project aims to analyze undergraduate teaching in the Veterinary Medicine course at the Federal Goiano Institute - Campus Urutaí, identifying the pedagogical aspects present in the teaching practices with regard to the training of the Veterinary Doctor. For this, the research includes a bibliographic review, aiming at theoretical concepts and methods; the documentary analysis, through the teaching plans of the teachers to help the identification of the pedagogical aspects. The premise of the study is that with the institution of the National Curriculum Guidelines for Veterinary Medicine courses in 2003, it was recommended that Higher Education Institutions should be able to stimulate, in addition to technical skills, the development of humanistic skills in students and , in 2012, the Federal Council of Veterinary Medicine proposed the use of active teaching methodologies to achieve this purpose. Analyzing the teaching plans of some subjects of the Veterinary Medicine course at IFGoiano - Campus Urutaí, it was observed that the expository classes discussed are still the main teaching technique, although there is a concern with the use of active methodologies by some teachers.
Keywords: Competências humanísticas
Docência
Ensino-aprendizagem
Ensino superior
Medicina Veterinária
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1375
Issue Date: 31-Aug-2020
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_ Fábio Oliveira.pdf550,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.