Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Machado, Rogério Carneiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4967825970262388pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.referee2Jordão, Uiara Vaz-
dc.creatorOliveira, Fábio Henrique-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280110884178179pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-15T22:37:44Z-
dc.date.available2020-09-21-
dc.date.available2020-09-15T22:37:44Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1375-
dc.description.abstractThis project aims to analyze undergraduate teaching in the Veterinary Medicine course at the Federal Goiano Institute - Campus Urutaí, identifying the pedagogical aspects present in the teaching practices with regard to the training of the Veterinary Doctor. For this, the research includes a bibliographic review, aiming at theoretical concepts and methods; the documentary analysis, through the teaching plans of the teachers to help the identification of the pedagogical aspects. The premise of the study is that with the institution of the National Curriculum Guidelines for Veterinary Medicine courses in 2003, it was recommended that Higher Education Institutions should be able to stimulate, in addition to technical skills, the development of humanistic skills in students and , in 2012, the Federal Council of Veterinary Medicine proposed the use of active teaching methodologies to achieve this purpose. Analyzing the teaching plans of some subjects of the Veterinary Medicine course at IFGoiano - Campus Urutaí, it was observed that the expository classes discussed are still the main teaching technique, although there is a concern with the use of active methodologies by some teachers.pt_BR
dc.description.resumoEste projeto tem como proposta analisar o ensino de graduação no curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, identificando quais os aspectos pedagógicos presentes nas práticas docentes no que se refere à formação do Médico Veterinário. Para tanto, a pesquisa inclui a revisão bibliográfica, visando conceitos teóricos e métodos; a análise documental, através dos planos de ensino dos professores para auxiliar a identificação dos aspectos pedagógicos. A premissa do estudo é que com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina Veterinária, em 2003, recomendou-se que as Instituições de Ensino Superior deveriam ser capazes de estimular, além das competências técnicas, o desenvolvimento das competências humanísticas nos discentes e, em 2012, o Conselho Federal de Medicina Veterinária propôs a utilização de metodologias ativas de ensino para atingir tal propósito. Analisando os planos de ensino de algumas disciplinas do curso de Medicina Veterinária do IFGoiano – Campus Urutaí, observou-se que as aulas expositivas dialogadas ainda é a principal técnica de ensino, embora observa-se uma preocupação com a utilização de metodologias ativas por parte de alguns professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fábio Henrique de Oliveira (2018112301630422@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-15T17:47:19Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Fábio Oliveira.pdf: 563892 bytes, checksum: de914e12ed42241a29cf40d4e3e05ac9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-15T22:34:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Fábio Oliveira.pdf: 563892 bytes, checksum: de914e12ed42241a29cf40d4e3e05ac9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-15T22:37:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Fábio Oliveira.pdf: 563892 bytes, checksum: de914e12ed42241a29cf40d4e3e05ac9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-15T22:37:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Fábio Oliveira.pdf: 563892 bytes, checksum: de914e12ed42241a29cf40d4e3e05ac9 (MD5) Previous issue date: 2020-08-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetências humanísticaspt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMedicina Veterináriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleASPECTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA - ESTUDOS INICIAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_ Fábio Oliveira.pdf550,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.