Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1359
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ELUCUBRAÇÕES ÉTICAS SOBRE AS PRÁTICAS NO ENSINO INCLUSIVO
Other Titles: Ethical insights on practices in inclusive education
metadata.dc.creator: Canella, Raquel dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Jordão, Uiara Vaz
metadata.dc.contributor.referee1: Jordão, Uiara Vaz
metadata.dc.contributor.referee2: Bretas, Maria Luiza Batista
metadata.dc.contributor.referee3: Jordão, Maria de Lourdes Vaz
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve por objetivo sistematizar conhecimentos acerca da ética na educação inclusiva. Como proposta específica, visa encontrar evidências que extrapolem fatores como a mediação de educadores, condições de acessibilidade e o efeito que a visão dos participantes do sistema educativo tem sobre o processo inclusivo de pessoas com deficiência e identificar aquele que tem contribuído para delongar a efetivação da chamada educação para todos nas escolas. Para tanto, realizou-se uma busca na base eletrônica de dados: Scientific Eletronic Library Online, com o uso das equações de pesquisa: ética AND “educação especial”; ética AND “educação inclusiva”; ética AND inclusão, compreendendo artigos completos publicados entre os anos de 2015 e 2020, para a realização de uma revisão sistemática da literatura. Como resultado final foram levantados 03 artigos, sendo eles os estudos basilares utilizados no desenvolvimento deste trabalho. Concluiu-se que trabalhar a dimensão ética no meio educacional é imperativo para que se promova uma profunda mudança institucional no âmbito da educação inclusiva. No entanto, para que tal mudança ocorra deverá incidir também mudanças na forma com que os atores que compõem o sistema educativo olham, agem e se dirigem ao processo inclusivo, nos advertindo ainda sobre a transformação social necessária para a transição de uma visão egocentrista à outra mais holística, essa última, fruto de uma postura ética, que contribuirá para a consolidação da chamada educação para todos.
Abstract: This study aimed to systematize knowledge about ethics in inclusive education. As a specific proposal, it aims to find evidence that goes beyond the factors such as the mediation of educators, accessibility conditions and the effect that the view of the participants of the educational system have on the inclusive process of people with disabilities, to identify those who have contributed to delay the effectiveness of the so-called education for all in schools. For this, a search was carried out in the electronic database: Scientific Eletronic Library Online, using the research equations: ética AND “educação especial”; ética AND “educação inclusiva”; ética AND inclusão, comprising complete articles published between the years 2015 and 2020, to carry out a systematic review of the literature. As a final result, three articles were collected, which are the basic studies used in the development of this work. It was concluded that working the ethical dimension in the educational environment is imperative to promote a profound institutional change in the scope of inclusive education. However, for such a change to occur, there must also be changes in the way the actors that make up the educational system look, act and address the inclusive process, also warning us about the social transformation necessary for the transition from an egocentric view to another more holistic, the latter one, the result of an ethical stance, which will contribute to the consolidation of the so-called education for all.
Keywords: Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão
Ética
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1359
Issue Date: 29-Aug-2020
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Especialização_Raquel dos Santos Canella.pdf923,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.