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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: BREVE CONTEXTO DA MERENDA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE IPAMERI - GO
Other Titles: BRIEF CONTEXT OF SCHOOL MEALS IN THE MUNICIPALITY OF IPAMERI-GO
metadata.dc.creator: Alves, Joice Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: Mota, Eliane Fonseca Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Agda Lovato
metadata.dc.contributor.referee2: Tavares, Jussana Maria
metadata.dc.description.resumo: A merenda escolar é uma das ações de políticas públicas educacionais essenciais e relevantes para o ensino básico. Apesar dos desafios enfrentados para atender toda a demanda, a merenda escolar, gerida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um dos programas mais antigos do Brasil e um dos maiores programas do mundo. Contudo, a estrutura atual passou por um longo processo histórico para a sua consolidação. Dessa forma, este artigo bibliográfico e documental tem como objetivo apresentar brevemente o contexto da merenda escolar do município de Ipameri-Go por meio da evolução histórica da merenda escolar no Brasil, bem como a sua relevância, estrutura atual e importância para o município em questão. Para tanto, buscamos coletar os dados em sites oficiais do governo federal, legislações e literaturas que tratam do referido tema. O estudo realizado foi feito no decorrer do ano de 2019 e 2020 e revela que a alimentação escolar foi se modificando historicamente para melhor, é democrático (independe de classe social), tem abrangência nacional, contribui para aprendizagem dos alunos, gera renda para os pequenos agricultores e movimenta a economia local. Para o município de Ipameri, beneficia atualmente o total 3.280 alunos da educação básica, provê renda para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Olga Benário e contribui para o desenvolvimento econômico do município.
Abstract: School meals are one of the actions of public educational policies that are essential and relevant to basic education. Despite the challenges faced to meet all demand, school meals, managed by the National School Food Program (PNAE), is one of the oldest programs in Brazil and one of the largest programs in the world. However, the current structure has gone through a long historical process for its consolidation. Thus, this bibliographic and documentary article aims to briefly present the context of school lunch in the municipality of Ipameri-Go through the historical evolution of school lunch in Brazil, as well as its relevance, current structure and importance for the municipality in question. For this purpose, we seek to collect data on official websites of the federal government, legislation and literature dealing with this topic. The study was carried out during 2019 and 2020 and reveals that school feeding has been historically modified for the better, it is democratic (regardless of social class), it is national in scope, contributes to student learning, generates income for small farmers and moves the local economy. For the municipality of Ipameri, it currently benefits a total of 3,280 students basic education provides income for the Association of Small Rural Producers of the Olga Benário Settlement and contributes to the economic development of the municipality
Keywords: Ipameri. Aprendizagem. Merenda escolar.
Ipameri. Learning. School meals.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1356
Issue Date: 13-Aug-2020
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