Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mota, Eliane Fonseca Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7341314548881070pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Agda Lovato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608821869529663pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Jussana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272375701066650pt_BR
dc.creatorAlves, Joice Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4541020032051511pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-31T20:50:06Z-
dc.date.available2020-08-31-
dc.date.available2020-08-31T20:50:06Z-
dc.date.issued2020-08-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1356-
dc.description.abstractSchool meals are one of the actions of public educational policies that are essential and relevant to basic education. Despite the challenges faced to meet all demand, school meals, managed by the National School Food Program (PNAE), is one of the oldest programs in Brazil and one of the largest programs in the world. However, the current structure has gone through a long historical process for its consolidation. Thus, this bibliographic and documentary article aims to briefly present the context of school lunch in the municipality of Ipameri-Go through the historical evolution of school lunch in Brazil, as well as its relevance, current structure and importance for the municipality in question. For this purpose, we seek to collect data on official websites of the federal government, legislation and literature dealing with this topic. The study was carried out during 2019 and 2020 and reveals that school feeding has been historically modified for the better, it is democratic (regardless of social class), it is national in scope, contributes to student learning, generates income for small farmers and moves the local economy. For the municipality of Ipameri, it currently benefits a total of 3,280 students basic education provides income for the Association of Small Rural Producers of the Olga Benário Settlement and contributes to the economic development of the municipalitypt_BR
dc.description.resumoA merenda escolar é uma das ações de políticas públicas educacionais essenciais e relevantes para o ensino básico. Apesar dos desafios enfrentados para atender toda a demanda, a merenda escolar, gerida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um dos programas mais antigos do Brasil e um dos maiores programas do mundo. Contudo, a estrutura atual passou por um longo processo histórico para a sua consolidação. Dessa forma, este artigo bibliográfico e documental tem como objetivo apresentar brevemente o contexto da merenda escolar do município de Ipameri-Go por meio da evolução histórica da merenda escolar no Brasil, bem como a sua relevância, estrutura atual e importância para o município em questão. Para tanto, buscamos coletar os dados em sites oficiais do governo federal, legislações e literaturas que tratam do referido tema. O estudo realizado foi feito no decorrer do ano de 2019 e 2020 e revela que a alimentação escolar foi se modificando historicamente para melhor, é democrático (independe de classe social), tem abrangência nacional, contribui para aprendizagem dos alunos, gera renda para os pequenos agricultores e movimenta a economia local. Para o município de Ipameri, beneficia atualmente o total 3.280 alunos da educação básica, provê renda para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Olga Benário e contribui para o desenvolvimento econômico do município.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Joice Fernandes Alves (2018112301630120@ifgoiano.edu.br) on 2020-08-28T19:21:32Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO FINAL JOICE.pdf: 179303 bytes, checksum: ff888c85950cfd968f57d13753aeab10 (MD5) Ata de defesa Joice Fernandes Alves.pdf: 425667 bytes, checksum: 98a4ab08b54b468735622eb792a2de5e (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br), reason: Trabalho não apresenta TCAE, por isso foi rejeitado e e-mail foi enviado para ajustes. on 2020-08-28T22:18:04Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Joice Fernandes Alves (2018112301630120@ifgoiano.edu.br) on 2020-08-31T15:11:03Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Joice Fernandes Alves.pdf: 1461478 bytes, checksum: a71de108dd8e27845638299d4ffd6c2d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2020-08-31T19:53:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Joice Fernandes Alves.pdf: 1461478 bytes, checksum: a71de108dd8e27845638299d4ffd6c2d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2020-08-31T20:48:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Joice Fernandes Alves.pdf: 1461478 bytes, checksum: a71de108dd8e27845638299d4ffd6c2d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-31T20:50:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Joice Fernandes Alves.pdf: 1461478 bytes, checksum: a71de108dd8e27845638299d4ffd6c2d (MD5) Previous issue date: 2020-08-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIpameri. Aprendizagem. Merenda escolar.pt_BR
dc.subjectIpameri. Learning. School meals.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBREVE CONTEXTO DA MERENDA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE IPAMERI - GOpt_BR
dc.title.alternativeBRIEF CONTEXT OF SCHOOL MEALS IN THE MUNICIPALITY OF IPAMERI-GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Joice Fernandes Alves.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.