Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Matos, Fernando Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9242213138330605pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Marco Antonio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7042220750846412pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Antonio Neco de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8023958781448719pt_BR
dc.contributor.referee3Peixoto, Joana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576pt_BR
dc.creatorMorais, Gilmar Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0049049629454077pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-27T19:09:34Z-
dc.date.available2020-08-27-
dc.date.available2020-08-27T19:09:34Z-
dc.date.issued2020-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1354-
dc.description.abstractTeachers from Federal Institutes work at different levels and modalities of teaching Basic, Technical and Technological Education (BTTE) daily, such as: Initial and Continuing Education or Professional Qualification, High School Technical Professional Education, Undergraduate and Graduate Technological Professional Education, in addition to teacher training through graduation. This reality requires knowledge of many academic rules, regulations and procedures that hinder the planning of pedagogical activities by teachers, who did not have specific training to work in Professional and Technological Education (PTE). Technological advancement causes transformations in the world of work and education, and Digital Technologies (DT) are being used by school management to share information and knowledge, reduce academic formality, and optimize institutional processes. The objective of this research was to diagnose the formation and performance of the BTTE teacher and, based on this diagnosis, to develop a Teacher’s Guide containing academic guidelines to reduce academic formality, facilitate the teaching work and disseminate the guidelines and conceptual bases of the PTE. The educational product proposes to facilitate the work of the teacher, so that he dedicates himself more and more to teaching, research and extension. This is an institutional, descriptive case study, with a quantitative / qualitative approach. The population studied is composed of teachers and students from technical courses integrated to high school at the Federal Institute of Goiás - Itumbiara campus. Data was collected through questionnaires and documentary research. Quantitative data was analyzed using descriptive statistics and qualitative data using Bardin's Content Analysis method. The results show that there is a shortage of teacher training offer to work in PTE and the use of a virtual learning environment for the development of a guide is an alternative for the school management to disseminate academic knowledge and guidance to the teacher, to promote participatory management and the provision of quality professional education.pt_BR
dc.description.resumoOs docentes dos Institutos Federais atuam em diferentes níveis e modalidades de ensino da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) diariamente, como: Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Educação Profissional Tecnológica de graduação e de pós-graduação, além da formação de professores por meio de cursos de Licenciatura. Essa realidade requer o conhecimento de muitas normas, regulamentos e procedimentos acadêmicos que dificultam o planejamento das atividades pedagógicas pelos docentes, que não tiveram uma formação específica para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O avanço tecnológico provoca transformações no mundo do trabalho e na educação, e as Tecnologias Digitais (TD) estão sendo utilizadas pela gestão escolar para compartilhar informações e conhecimento, reduzir a formalidade acadêmica, otimizar processos institucionais. O objetivo desta pesquisa foi diagnosticar a formação e a atuação do docente na EBTT e, a partir deste diagnóstico, desenvolver um Guia Docente contendo orientações acadêmicas para reduzir a formalidade acadêmica, facilitar o trabalho docente e difundir as diretrizes e bases conceituais da EPT. O produto educacional propõe facilitar o trabalho do docente, para que este se dedique cada vez mais ao ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de um estudo de caso institucional, descritivo, com abordagem quanti/qualitativa. A população estudada é composta por professores e alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Goiás – campus Itumbiara. Os dados foram coletados por meio de questionários e pesquisa documental. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva e os dados qualitativos pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostram que existe carência de oferta de formação docente para atuação na EPT e o uso de um ambiente virtual de aprendizagem para o desenvolvimento de um guia é uma alternativa para a gestão escolar difundir saberes e orientações acadêmicas ao professor, para promover a gestão participativa e a oferta de uma educação profissional de qualidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gilmar Rodrigues Morais (20182043310060@ifgoiano.edu.br) on 2020-08-27T14:04:58Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Gilmar_Morais_repositório.pdf: 5307455 bytes, checksum: 65c2a62426b350bf5b805415e1de6af9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2020-08-27T19:05:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Gilmar_Morais_repositório.pdf: 5307455 bytes, checksum: 65c2a62426b350bf5b805415e1de6af9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-27T19:09:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Gilmar_Morais_repositório.pdf: 5307455 bytes, checksum: 65c2a62426b350bf5b805415e1de6af9 (MD5) Previous issue date: 2020-08-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleTECNOLOGIA DIGITAL (TD) APLICADA NA GESTÃO DA EPT PARA AUXILIAR O TRABALHO DOCENTEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Gilmar_Morais_repositório.pdfDissertação5,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
pte_Produto_Educacional_Guia_Docente.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons