Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1352
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: UMA PROPOSTA DE ENSINO: UNIDADES DE MEDIDA E JOGO DE DOMINÓ
metadata.dc.creator: Rodrigues, Rogério Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Thiago Milograno
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Antônio Neco de
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Greiton Toledo de
metadata.dc.contributor.referee2: Hernandes, Jesusney Silva
metadata.dc.description.resumo: A disciplina de Física é vista por muitos alunos com maus olhos pela necessidade de que ela tem da matemática para que seus princípios e teorias sejam bem estabelecidos. É muito provável que isso seja devido ao fato de que muitos educadores apresentem essa disciplina com demasiado viés matemático e consequentemente, por não trabalharem os conceitos fundamentais de forma mais significativa, deixando de lado o conhecimento tácito que o aluno tem de suas experiências cotidianas, além, da utilização exagerada dos métodos tradicionais de ensino em detrimento das novas tecnologias educacionais. Tendo tais fatos em mente, é razoável a proposição de que os professores busquem novas metodologias para facilitar o entendimento dos conteúdos, tornando suas aulas mais significativas e prazerosas. Nessa perspectiva, o presente trabalho propõe a produção do jogo de dominó didático de baixo custo para o ensino de Física focado na aprendizagem do conteúdo que concerne as unidades de medida. Tal assunto é de grande importância para a consolidação e progresso no processo de ensino e aprendizagem da Física, pois trata de aspectos fundamentais sobre noções básicas de cunho qualitativo e quantitativo das grandezas físicas. O professor pode desenvolver esse material em sala de aula, adaptando ou expandindo segundo a sua realidade.
Abstract: The discipline of Physics is seen by many students with a bad eye because of the need they have for mathematics so that their principles and theories are well established. It is very likely that this is due to the fact that many educators present this subject with too much mathematical bias and, consequently, for not working on the fundamental concepts in a more meaningful way, leaving aside the tacit knowledge that the student has of his daily experiences, in addition to , the exaggerated use of traditional teaching methods to the detriment of new educational technologies. Bearing these facts in mind, it is reasonable to propose that teachers seek new methodologies to facilitate the understanding of the contents, making their classes more meaningful and enjoyable. In this perspective, the present work proposes the production of a low cost didactic domino game for teaching Physics focused on learning the content that concerns the units of measurement. This subject is of great importance for the consolidation and progress in the teaching and learning process of Physics, as it deals with fundamental aspects about basic notions of a qualitative and quantitative nature of physical quantities. The teacher can develop this material in the classroom, adapting or expanding it according to his reality.
Keywords: Jogos didáticos. Ensino de Física. Unidades de medida.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1352
Issue Date: 24-Jul-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC_Rogério Alves.pdf538,71 kBAdobe PDFView/Open
TCAE_Rogério Alves.pdf80,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.