Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Thiago Milograno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8611504850385905pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Antônio Neco de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8023958781448719pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Greiton Toledo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9109731100571406pt_BR
dc.contributor.referee2Hernandes, Jesusney Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2932382046083587pt_BR
dc.creatorRodrigues, Rogério Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2435123185094001pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-26T20:38:29Z-
dc.date.available2020-08-26-
dc.date.available2020-08-26T20:38:29Z-
dc.date.issued2020-07-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1352-
dc.description.abstractThe discipline of Physics is seen by many students with a bad eye because of the need they have for mathematics so that their principles and theories are well established. It is very likely that this is due to the fact that many educators present this subject with too much mathematical bias and, consequently, for not working on the fundamental concepts in a more meaningful way, leaving aside the tacit knowledge that the student has of his daily experiences, in addition to , the exaggerated use of traditional teaching methods to the detriment of new educational technologies. Bearing these facts in mind, it is reasonable to propose that teachers seek new methodologies to facilitate the understanding of the contents, making their classes more meaningful and enjoyable. In this perspective, the present work proposes the production of a low cost didactic domino game for teaching Physics focused on learning the content that concerns the units of measurement. This subject is of great importance for the consolidation and progress in the teaching and learning process of Physics, as it deals with fundamental aspects about basic notions of a qualitative and quantitative nature of physical quantities. The teacher can develop this material in the classroom, adapting or expanding it according to his reality.pt_BR
dc.description.resumoA disciplina de Física é vista por muitos alunos com maus olhos pela necessidade de que ela tem da matemática para que seus princípios e teorias sejam bem estabelecidos. É muito provável que isso seja devido ao fato de que muitos educadores apresentem essa disciplina com demasiado viés matemático e consequentemente, por não trabalharem os conceitos fundamentais de forma mais significativa, deixando de lado o conhecimento tácito que o aluno tem de suas experiências cotidianas, além, da utilização exagerada dos métodos tradicionais de ensino em detrimento das novas tecnologias educacionais. Tendo tais fatos em mente, é razoável a proposição de que os professores busquem novas metodologias para facilitar o entendimento dos conteúdos, tornando suas aulas mais significativas e prazerosas. Nessa perspectiva, o presente trabalho propõe a produção do jogo de dominó didático de baixo custo para o ensino de Física focado na aprendizagem do conteúdo que concerne as unidades de medida. Tal assunto é de grande importância para a consolidação e progresso no processo de ensino e aprendizagem da Física, pois trata de aspectos fundamentais sobre noções básicas de cunho qualitativo e quantitativo das grandezas físicas. O professor pode desenvolver esse material em sala de aula, adaptando ou expandindo segundo a sua realidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rogério Alves Rodrigues (20182ppgecm0292@ifgoiano.edu.br) on 2020-08-26T17:32:11Z No. of bitstreams: 1 TC Final- Rogério Alves Rodrigues.pdf: 477479 bytes, checksum: 3b84a6335f71daef1631b72f6317115c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado Rogério, Informamos que sua submissão foi rejeitada paraajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) ea ata de defesa não foram anexados à submissão.Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitasno Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, apublicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo deAutorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf   O(s) autor(es) devem revisar aversão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessaversão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessaversão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2ºFolha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Atade defesa.  Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados,nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada,você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentossolicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriaisde como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2020-08-26T17:45:35Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Rogério Alves Rodrigues (20182ppgecm0292@ifgoiano.edu.br) on 2020-08-26T19:15:30Z No. of bitstreams: 2 TC Final- Rogério Alves.pdf: 551641 bytes, checksum: 4bb6ebe4b5575f942388039b7ca74bf7 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf: 82000 bytes, checksum: cee3c5cac5378eb47bb9ad7a5d78b5ce (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-08-26T20:37:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC Final- Rogério Alves.pdf: 551641 bytes, checksum: 4bb6ebe4b5575f942388039b7ca74bf7 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf: 82000 bytes, checksum: cee3c5cac5378eb47bb9ad7a5d78b5ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-26T20:38:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC Final- Rogério Alves.pdf: 551641 bytes, checksum: 4bb6ebe4b5575f942388039b7ca74bf7 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf: 82000 bytes, checksum: cee3c5cac5378eb47bb9ad7a5d78b5ce (MD5) Previous issue date: 2020-07-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos didáticos. Ensino de Física. Unidades de medida.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleUMA PROPOSTA DE ENSINO: UNIDADES DE MEDIDA E JOGO DE DOMINÓpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_Rogério Alves.pdf538,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Rogério Alves.pdf80,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.