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Tipo: Dissertação
Título: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A REINTEGRAÇÃO SOCIAL DOS PRESOS: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE INTERNAMENTO E REEDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
Autor(es): Lima, Willian Rayner
Primeiro Orientador: Santiago, Léia Adriana da Silva
Resumo: A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, tematiza a Educação Profissional para pessoas em contexto de privação/restrição de liberdade. O objetivo geral consistiu em analisar o ensino profissionalizante ofertado pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso aos internos do Centro de Internamento e Reeducação do Distrito Federal. A pesquisa de campo foi realizada com educandos participantes do curso de pintura residencial. Para a realização desse estudo, foram trabalhadas as categorias prisão, Educação Profissional, trabalho e reintegração social à luz de teóricos que discutem tais temáticas, como Foucault (2014), Goffman (1990), Wacquant (2011), Onofre (2007, 2015) e Julião (2009, 2011, 2016). Do ponto de vista metodológico, houve observação não-participante das aulas, aplicação de questionário semiestruturado aos educandos e realização de entrevista com o professor responsável pelo curso. Também foi desenvolvido o produto educacional com a proposta de integração de um módulo de leitura aos cursos profissionalizantes, a fim de potencializar os efeitos da educação no espaço prisional. A pesquisa se conclui constatando que cumprimento da pena privativa de liberdade, ao menos aquele realizado na prisão comum, é pernicioso para a pessoa humana. A prisão promove a mortificação do eu daqueles que são ali “depositados”. Nesse contexto de desumanidade que a educação surge como uma forma de resistência da pessoa em situação de privação de liberdade, sendo um caminho possível e necessário para auxiliar as pessoas presas a enfrentar o difícil período de cumprimento da pena e a encontrar novas trajetórias de vida quando do retorno ao convívio social. Contudo, a respeito do ensino profissionalizante, se por um lado, ele assegura a efetiva capacitação dos educandos para o trabalho objeto do curso, por outro lado, a implementação da Educação Profissional tem se dado de forma isolada, sem integração com outras práticas formativas, deixando de observar, assim, a normatização vigente.
Abstract: The current research, a qualitative, case-study, focuses on Professional Education for people in a context of freedom deprivation / restriction. The main goal was to analyze the professional education offered by the Foundation for the Support of Prisoners to interns of the Internment and Reeducation Center of the Federal District. Data collection was carried out with students participating in the residential painting course. To develop this study, we deeply researched the categories prison, Professional Education, work and social reintegration considering theorists who discuss such issues, such as Foucault (2014), Goffman (1990), Wacquant (2011), Onofre (2007, 2015) and Julião (2009, 2011, 2016). As methodological tools, there was non-participant observation of the classes, application of a semi-structured questionnaire to students and an interview with the professor responsible for the course. This research concludes that the vocational education offered ensures the effective training of students for the purpose of the course. It was also identified that the implementation of Professional Education has taken place in an isolation manner, without integration with other training practices, thus failing to observe the current regulations. An educational product was developed with the proposal of integrating a reading module to professional courses, in order to increase the effects of education in the confined space.
Palavras-chave: Educação para presos
Ensino Profissionalizante
Reintegração Social
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1328
Data do documento: 10-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica



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