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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santiago, Léia Adriana da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763464815080030pt_BR
dc.creatorLima, Willian Rayner-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8676521528420604pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T00:37:36Z-
dc.date.available2020-08-03-
dc.date.available2020-08-04T00:37:36Z-
dc.date.issued2020-07-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1328-
dc.description.abstractThe current research, a qualitative, case-study, focuses on Professional Education for people in a context of freedom deprivation / restriction. The main goal was to analyze the professional education offered by the Foundation for the Support of Prisoners to interns of the Internment and Reeducation Center of the Federal District. Data collection was carried out with students participating in the residential painting course. To develop this study, we deeply researched the categories prison, Professional Education, work and social reintegration considering theorists who discuss such issues, such as Foucault (2014), Goffman (1990), Wacquant (2011), Onofre (2007, 2015) and Julião (2009, 2011, 2016). As methodological tools, there was non-participant observation of the classes, application of a semi-structured questionnaire to students and an interview with the professor responsible for the course. This research concludes that the vocational education offered ensures the effective training of students for the purpose of the course. It was also identified that the implementation of Professional Education has taken place in an isolation manner, without integration with other training practices, thus failing to observe the current regulations. An educational product was developed with the proposal of integrating a reading module to professional courses, in order to increase the effects of education in the confined space.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, tematiza a Educação Profissional para pessoas em contexto de privação/restrição de liberdade. O objetivo geral consistiu em analisar o ensino profissionalizante ofertado pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso aos internos do Centro de Internamento e Reeducação do Distrito Federal. A pesquisa de campo foi realizada com educandos participantes do curso de pintura residencial. Para a realização desse estudo, foram trabalhadas as categorias prisão, Educação Profissional, trabalho e reintegração social à luz de teóricos que discutem tais temáticas, como Foucault (2014), Goffman (1990), Wacquant (2011), Onofre (2007, 2015) e Julião (2009, 2011, 2016). Do ponto de vista metodológico, houve observação não-participante das aulas, aplicação de questionário semiestruturado aos educandos e realização de entrevista com o professor responsável pelo curso. Também foi desenvolvido o produto educacional com a proposta de integração de um módulo de leitura aos cursos profissionalizantes, a fim de potencializar os efeitos da educação no espaço prisional. A pesquisa se conclui constatando que cumprimento da pena privativa de liberdade, ao menos aquele realizado na prisão comum, é pernicioso para a pessoa humana. A prisão promove a mortificação do eu daqueles que são ali “depositados”. Nesse contexto de desumanidade que a educação surge como uma forma de resistência da pessoa em situação de privação de liberdade, sendo um caminho possível e necessário para auxiliar as pessoas presas a enfrentar o difícil período de cumprimento da pena e a encontrar novas trajetórias de vida quando do retorno ao convívio social. Contudo, a respeito do ensino profissionalizante, se por um lado, ele assegura a efetiva capacitação dos educandos para o trabalho objeto do curso, por outro lado, a implementação da Educação Profissional tem se dado de forma isolada, sem integração com outras práticas formativas, deixando de observar, assim, a normatização vigente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Willian Rayner Lima (20182043310249@ifgoiano.edu.br) on 2020-08-03T19:53:05Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Willian Rayner Lima.pdf: 2736858 bytes, checksum: f3f275b5e6e935e9ddaff9d8c481b32a (MD5) Produto Educacional Leitura no cárcere subsídios para uma prática de leitura integrada à Educação Profissional.pdf: 2228678 bytes, checksum: 1267a6cd178464a4e1ce649c62ec121d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-08-04T00:33:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Willian Rayner Lima.pdf: 2736858 bytes, checksum: f3f275b5e6e935e9ddaff9d8c481b32a (MD5) Produto Educacional Leitura no cárcere subsídios para uma prática de leitura integrada à Educação Profissional.pdf: 2228678 bytes, checksum: 1267a6cd178464a4e1ce649c62ec121d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-04T00:37:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Willian Rayner Lima.pdf: 2736858 bytes, checksum: f3f275b5e6e935e9ddaff9d8c481b32a (MD5) Produto Educacional Leitura no cárcere subsídios para uma prática de leitura integrada à Educação Profissional.pdf: 2228678 bytes, checksum: 1267a6cd178464a4e1ce649c62ec121d (MD5) Previous issue date: 2020-07-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação para presospt_BR
dc.subjectEnsino Profissionalizantept_BR
dc.subjectReintegração Socialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A REINTEGRAÇÃO SOCIAL DOS PRESOS: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE INTERNAMENTO E REEDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica



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