Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1321
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Other Titles: The Contribution of Reading to Child Development
metadata.dc.creator: Jesus, Lucineide Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandão, Hilma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Gargioni, Ana Alice
metadata.dc.contributor.referee2: Jordão, Uiara Vaz
metadata.dc.description.resumo: A proposta deste trabalho é analisar as implicações da literatura infantil no contexto escolar, especificamente, no contexto da prática docente. O levantamento bibliográfico para a produção da escrita do excerto em questão atuou com a escrita de autores como: Rego (1995); Amarilha (2001); Cavalcanti (2009); Freire (1978); Bettelheim (1980); Cagliari (2001); Bamberger (1995). Identificou-se, por meio da pesquisa bibliográfica que uma prática de leitura que não desperte e cultive o desejo de ler não é uma prática pedagógica eficiente e um professor que não estimula seus alunos a um conhecimento e a uma prática da leitura que liberte, não atinge seu objetivo de educar. Diante disso, observou-se que a escola deve empenhar-se na leitura de livros literários, de forma que a criança seja envolvida no processo correto para ser alfabetizada ou de despertar o interesse pela leitura, o que facilita a compreensão do processo da leitura e escrita, antes mesmo dela aprender a fazê-lo.
Abstract: The purpose of this paper is to analyze the implications of children's literature in the school context, specifically in the context of teaching practice. The survey for the production of the excerpt writing in question worked with the writing of authors such as: Rego (1995); Amarilla (2001); Cavalcanti (2009); Freire (1978); Bettelheim (1980); Cagliari (2001); Bamberger (1995). It was identified through bibliographic research that a reading practice that does not arouse and cultivates the desire to read is not an efficient pedagogical practice and a teacher that does not encourage his students to a knowledge and reading practice that liberates, does not achieves its goal of educating. Given this, it was observed that the school should engage in reading literary books, so that the child is involved in the correct process to be literate or arouse interest in reading, which facilitates the understanding of the reading process and even before she learns to do so.
Keywords: Leitura. Escola. Formação. Aprendizado. Atuação docente.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
Citation: Normas da ABNT
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: Pós-Gradução Latu Sensu Em Docência Do Ensino Superior.
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1321
Issue Date: 13-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_esp_Lucineide Alves de Jesus.pdf566,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.