Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee1Gargioni, Ana Alice-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9028996995085834pt_BR
dc.contributor.referee2Jordão, Uiara Vaz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562075230089108pt_BR
dc.creatorJesus, Lucineide Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3369786134026727pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-30T23:48:47Z-
dc.date.available2020-02-13-
dc.date.available2020-07-30T23:48:47Z-
dc.date.issued2020-02-13-
dc.identifier.citationNormas da ABNTpt_BR
dc.identifier.doiPós-Gradução Latu Sensu Em Docência Do Ensino Superior.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1321-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to analyze the implications of children's literature in the school context, specifically in the context of teaching practice. The survey for the production of the excerpt writing in question worked with the writing of authors such as: Rego (1995); Amarilla (2001); Cavalcanti (2009); Freire (1978); Bettelheim (1980); Cagliari (2001); Bamberger (1995). It was identified through bibliographic research that a reading practice that does not arouse and cultivates the desire to read is not an efficient pedagogical practice and a teacher that does not encourage his students to a knowledge and reading practice that liberates, does not achieves its goal of educating. Given this, it was observed that the school should engage in reading literary books, so that the child is involved in the correct process to be literate or arouse interest in reading, which facilitates the understanding of the reading process and even before she learns to do so.pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é analisar as implicações da literatura infantil no contexto escolar, especificamente, no contexto da prática docente. O levantamento bibliográfico para a produção da escrita do excerto em questão atuou com a escrita de autores como: Rego (1995); Amarilha (2001); Cavalcanti (2009); Freire (1978); Bettelheim (1980); Cagliari (2001); Bamberger (1995). Identificou-se, por meio da pesquisa bibliográfica que uma prática de leitura que não desperte e cultive o desejo de ler não é uma prática pedagógica eficiente e um professor que não estimula seus alunos a um conhecimento e a uma prática da leitura que liberte, não atinge seu objetivo de educar. Diante disso, observou-se que a escola deve empenhar-se na leitura de livros literários, de forma que a criança seja envolvida no processo correto para ser alfabetizada ou de despertar o interesse pela leitura, o que facilita a compreensão do processo da leitura e escrita, antes mesmo dela aprender a fazê-lo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lucineide Alves de Jesus (2018112301630538@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-09T21:58:35Z No. of bitstreams: 1 A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.doc: 1771520 bytes, checksum: 7a9e1f2c20c5edde530df532bd1f69a9 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Falta TCAE, falta arquivo em .pdf e ficha catalográfica. E-mail foi enviado a aluna, solicitando alterações. on 2020-07-10T12:24:10Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucineide Alves de Jesus (2018112301630538@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-28T21:19:44Z No. of bitstreams: 1 A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.pdf: 560149 bytes, checksum: 40c8449750a39094a9d3cb69c020e44b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Lucineide, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   A Ata de defesa (ou Folha de Aprovação) não foi anexada à submissão. Tal documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o Termo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.    O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa.  Assim que a ata de Defesa estiver assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2020-07-28T22:12:41Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucineide Alves de Jesus (2018112301630538@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-30T22:26:30Z No. of bitstreams: 1 A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (2).pdf: 579966 bytes, checksum: 5590a4870f6f5816f069676f0a1f52b9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-30T23:44:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (2).pdf: 579966 bytes, checksum: 5590a4870f6f5816f069676f0a1f52b9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-30T23:44:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (2).pdf: 579966 bytes, checksum: 5590a4870f6f5816f069676f0a1f52b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-30T23:48:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (2).pdf: 579966 bytes, checksum: 5590a4870f6f5816f069676f0a1f52b9 (MD5) Previous issue date: 2020-02-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesAMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 6. ed. São Paulo: Ática, 1995. BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994. BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. CAGLIARI, Luiz Carlos. Diante das letras: a escrita na alfabetização. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2001. CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2009. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1978. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1992. KOUBA, Karina; SILVA, Patrícia Fernanda da. Formar ou moldar? Caminhos da literatura infantil. 2010. Disponível em: <http://www.joped.uepg.br/2010/anais/painel/20044_1_FINAL.pdf> Acesso em: 11 out. 2019. MACHADO, Ana Maria. Entrevista com Ana Maria. 2001. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/955/entrevista-com-ana-maria-machado Acesso em: 11 out. 2019. NASPOLINI, Ana Tereza. Didática do português: tijolo por tijolo. Leitura e produção escrita. São Paulo: FTD, 1996. PAULINO, Regina Vicente da Silva. A importância da literatura infantil na sala de aula. 2012. 45f. TCC (Licenciatura em Letras) – Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira/PB. 2012. PERUZZO, Adreana. A importância da literatura infantil na formação de leitores. s/d. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xv_cnlf/tex_completos/a_importancia_da_literatura_infantil_na_ADREANA.pdf> Acesso em: 11 out. 2019. REGO, Lúcia Lins Browne. Literatura Infantil: Uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. Ed. FTD, 1995. SMITH, Frank. Leitura Significativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura. Escola. Formação. Aprendizado. Atuação docente.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇApt_BR
dc.title.alternativeThe Contribution of Reading to Child Developmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_esp_Lucineide Alves de Jesus.pdf566,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.