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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: CONDIÇÕES DO TRANSPORTE ESCOLAR RURAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO RENDIMENTO DOS ALUNOS
metadata.dc.creator: Ferreira, Josiane
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandão, Hilma
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca investigar as condições do transporte escolar rural e os impactos gerados no rendimento estudantil dos alunos que residem no campo e frequentam as escolas urbanas, apontando as dificuldades de acessibilidade e sua relação com o rendimento escolar. Assim, buscamos compreender a relação entre o transporte escolar rural e o rendimento escolar dos estudantes, apontando as legislações pertinentes à educação, enfatizando a Constituição Federal 88, a Lei nº 9.394/1996 e os programas governamentais de transporte escolar. O embasamento teórico foi através de Martins (2010); Pergoretti (2005); Pinheiro (2013); GEITOP (1995); MEC (2007a) que auxiliaram na compreensão da importância da oferta do transporte escolar rural de qualidade, da garantia de acessibilidade e das consequências ao aprendizado dos alunos. Optamos pela revisão bibliográfica (SEVERINO, 2007) e abordagem qualitativa (MINAYO, 2002). Assim sendo, verificamos que o transporte escolar é o único meio para os alunos do campo chegarem até a escola e por isso deve ser oferecido com qualidade, cumprindo todas as determinações do código de trânsito brasileiro; quanto a acessibilidade, o tempo de caminhada da residência até o ponto de embarque/desembarque e as longas distâncias, bem como o tempo da viagem até a escola e as condições das estradas, interferem negativamente no rendimento educacional, devido ao esgotamento físico e mental, e colaboram para a evasão escolar; o apoio familiar é extremamente importante para que o indivíduo continue frequentando as aulas; os programas de transporte escolar criados pelo governo federal promovem o acesso gratuito dos alunos da zona rural à escola urbana.
Abstract: The present work seeks to investigate the conditions of rural school transport and the impacts generated on the student performance of students who live in the countryside and attend urban schools, pointing out the difficulties of accessibility and its relationship with school performance. Thus, we seek to understand the relationship between rural school transport and students' academic performance, pointing out the pertinent legislation to education, emphasizing the Federal Constitution 88, Law nº 9.394 / 1996 and the government school transport programs. The theoretical basis was through Martins (2010); Pergoretti (2005); Pinheiro (2013); GEITOP (1995); MEC (2007a) who helped to understand the importance of offering quality rural school transport, ensuring accessibility and the consequences for students' learning. We opted for a bibliographic review (SEVERINO, 2007) and a qualitative approach (MINAYO, 2002). Therefore, we found that school transport is the only way for students in the countryside to get to school and therefore it must be offered with quality, complying with all the determinations of the Brazilian traffic code; as for accessibility, the walk time from the residence to the point of embarkation / disembarkation and long distances, as well as the time of travel to school and road conditions, negatively interfere in educational performance, due to physical and mental exhaustion, and collaborate for school dropout; family support is extremely important for the individual to continue attending classes; school transport programs created by the federal government promote free access for rural students to urban schools.
Keywords: Alunos. Zona Rural. Transporte escolar. Rendimento escolar. Educação.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1314
Issue Date: 1-Jul-2020
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

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