Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756135U3&tokenCaptchar=03AGdBq26x-7T4HxuT9iYll163BQVXo8ZAhQgnhq7tC27tZqZZ589NkRpQsSd-Gbp4m-ZeTwyva7ihLpzPh0TIODwftxi_gnDET4_O3D_GzEAYyduJcaJuvlWXTdpExlGtbLP_NW-dgKfDxWUnIPSkqg2MPlIhxswPou5h-4aqb5SWTIfbXExGA_TkPditTMqgyZvFpzHGZyepOZVkBRMvtsjNue_xdM7vQ0Q53op2XlxDAdrB28HKOFxWYt2ubAbt9XfcbiLnk_mT5NZsB9dIOcF0TsCjMMzeY-80yFv6jIHHPeRac5xbdjEJk_S9Gy01VViCWnf-vlugSfO9V1FMXFAwsDSVZwfzS0japbFnvXKuBlFGo6PxUPaaGUw61HHSdzHTFe8CkJYLEXbgeeue5VJ_3V3P5lRCrwpt_BR
dc.creatorFerreira, Josiane-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2711820T0&tokenCaptchar=03AGdBq258yfZ6dZ244B3D3nMGwnY-BGyArikFPoeTf4LTXCQLXhBAKnXJsdgP8UI2kHBTef7TzP1em7Yv89Nh0B3OrkgdI4559ZxJkhNWuQ3kNP_buu59qNfktKWcoWXm82O9dRhTdScV_bi1mtiKUqwtN337xrIyJr1bxlMbVhvdOIqZ9llJIxM6aISPCxDNFSeNvXt07iVjn6AxLLqUgs3x1btdqamLbmMYsAdj--tIpe_Belu9j1CH3h3OQVgeC4YihWaptFMjLFFnYIqAwpUavZ4-RRIk4eIYLdLgPy5FG67Y5IPrutHMbmq4er8txwmPPyS5n59iHgtOIh6IRytAGj5EoR9v5-Avqk3L3R01nWHE9S0X6_YHIDJpYgMu1FimHKw1IiJhzxfPFmY9V-U4mLOZTW141Qpt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T21:58:12Z-
dc.date.available2020-07-24-
dc.date.available2020-07-28T21:58:12Z-
dc.date.issued2020-07-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1314-
dc.description.abstractThe present work seeks to investigate the conditions of rural school transport and the impacts generated on the student performance of students who live in the countryside and attend urban schools, pointing out the difficulties of accessibility and its relationship with school performance. Thus, we seek to understand the relationship between rural school transport and students' academic performance, pointing out the pertinent legislation to education, emphasizing the Federal Constitution 88, Law nº 9.394 / 1996 and the government school transport programs. The theoretical basis was through Martins (2010); Pergoretti (2005); Pinheiro (2013); GEITOP (1995); MEC (2007a) who helped to understand the importance of offering quality rural school transport, ensuring accessibility and the consequences for students' learning. We opted for a bibliographic review (SEVERINO, 2007) and a qualitative approach (MINAYO, 2002). Therefore, we found that school transport is the only way for students in the countryside to get to school and therefore it must be offered with quality, complying with all the determinations of the Brazilian traffic code; as for accessibility, the walk time from the residence to the point of embarkation / disembarkation and long distances, as well as the time of travel to school and road conditions, negatively interfere in educational performance, due to physical and mental exhaustion, and collaborate for school dropout; family support is extremely important for the individual to continue attending classes; school transport programs created by the federal government promote free access for rural students to urban schools.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca investigar as condições do transporte escolar rural e os impactos gerados no rendimento estudantil dos alunos que residem no campo e frequentam as escolas urbanas, apontando as dificuldades de acessibilidade e sua relação com o rendimento escolar. Assim, buscamos compreender a relação entre o transporte escolar rural e o rendimento escolar dos estudantes, apontando as legislações pertinentes à educação, enfatizando a Constituição Federal 88, a Lei nº 9.394/1996 e os programas governamentais de transporte escolar. O embasamento teórico foi através de Martins (2010); Pergoretti (2005); Pinheiro (2013); GEITOP (1995); MEC (2007a) que auxiliaram na compreensão da importância da oferta do transporte escolar rural de qualidade, da garantia de acessibilidade e das consequências ao aprendizado dos alunos. Optamos pela revisão bibliográfica (SEVERINO, 2007) e abordagem qualitativa (MINAYO, 2002). Assim sendo, verificamos que o transporte escolar é o único meio para os alunos do campo chegarem até a escola e por isso deve ser oferecido com qualidade, cumprindo todas as determinações do código de trânsito brasileiro; quanto a acessibilidade, o tempo de caminhada da residência até o ponto de embarque/desembarque e as longas distâncias, bem como o tempo da viagem até a escola e as condições das estradas, interferem negativamente no rendimento educacional, devido ao esgotamento físico e mental, e colaboram para a evasão escolar; o apoio familiar é extremamente importante para que o indivíduo continue frequentando as aulas; os programas de transporte escolar criados pelo governo federal promovem o acesso gratuito dos alunos da zona rural à escola urbana.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josiane Marques Ferreira (2018112301630139@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-23T22:15:12Z No. of bitstreams: 1 tcc_Josiane Marques Ferreira.pdf: 472818 bytes, checksum: c8207598eebba97a7ab7dc28ff62a10d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Josiane, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf   O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa.  Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente on 2020-07-24T13:59:45Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Josiane Marques Ferreira (2018112301630139@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-25T11:52:45Z No. of bitstreams: 2 tcc_Josiane Marques Ferreira.pdf: 472818 bytes, checksum: c8207598eebba97a7ab7dc28ff62a10d (MD5) TERMO DE CIENCIA JOSI IF.pdf: 313975 bytes, checksum: 7758dba3c48cae1f38fffc07d01b01e4 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Josiane, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   A Ata de defesa (ou Folha de Aprovação) não foi anexada à submissão. Tal documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o Termo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.    O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa.  Assim que a ata de Defesa estiver assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2020-07-26T23:33:30Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Josiane Marques Ferreira (2018112301630139@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-28T17:37:00Z No. of bitstreams: 3 tcc_Josiane Marques Ferreira.pdf: 472818 bytes, checksum: c8207598eebba97a7ab7dc28ff62a10d (MD5) TERMO DE CIENCIA JOSI IF.pdf: 313975 bytes, checksum: 7758dba3c48cae1f38fffc07d01b01e4 (MD5) Ata_Josiane.pdf: 595495 bytes, checksum: 59c31d1a1e8068cd126dea5d141fff55 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-28T21:57:19Z (GMT) No. of bitstreams: 3 tcc_Josiane Marques Ferreira.pdf: 472818 bytes, checksum: c8207598eebba97a7ab7dc28ff62a10d (MD5) TERMO DE CIENCIA JOSI IF.pdf: 313975 bytes, checksum: 7758dba3c48cae1f38fffc07d01b01e4 (MD5) Ata_Josiane.pdf: 595495 bytes, checksum: 59c31d1a1e8068cd126dea5d141fff55 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-28T21:57:48Z (GMT) No. of bitstreams: 3 tcc_Josiane Marques Ferreira.pdf: 472818 bytes, checksum: c8207598eebba97a7ab7dc28ff62a10d (MD5) TERMO DE CIENCIA JOSI IF.pdf: 313975 bytes, checksum: 7758dba3c48cae1f38fffc07d01b01e4 (MD5) Ata_Josiane.pdf: 595495 bytes, checksum: 59c31d1a1e8068cd126dea5d141fff55 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-28T21:58:12Z (GMT). No. of bitstreams: 3 tcc_Josiane Marques Ferreira.pdf: 472818 bytes, checksum: c8207598eebba97a7ab7dc28ff62a10d (MD5) TERMO DE CIENCIA JOSI IF.pdf: 313975 bytes, checksum: 7758dba3c48cae1f38fffc07d01b01e4 (MD5) Ata_Josiane.pdf: 595495 bytes, checksum: 59c31d1a1e8068cd126dea5d141fff55 (MD5) Previous issue date: 2020-07-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlunos. Zona Rural. Transporte escolar. Rendimento escolar. Educação.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCONDIÇÕES DO TRANSPORTE ESCOLAR RURAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO RENDIMENTO DOS ALUNOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Josiane Marques Ferreira.pdftcc josiane ferreira461,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Josiane Marques Ferreira.pdfTermo306,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Josiane Marques Ferreira.pdfAta n. 13/2020581,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.