Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1301
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLA PÚBLICA: RESSIGNIFICANDO O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR
Autor(es): Carneiro, Neide Abadia
Primeiro Orientador: Alves, Ivan
Resumo: Questões associadas à gestão democrática em escolas públicas ganharam maior relevância nas décadas de 1980 e 1990, assim, propõem-se a identificar e analisar fatores que interferem nesse processo como também abordar as bases legais que a sustenta, analisando o papel do gestor e sua articulação dentro das instituições de ensino. Com a utilização de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo descritivo é abordado o conceito de gestão escolar democrática participativa, como também competências profissionais desses gestores previstas nos documentos oficiais. Trata-se também sobre o fortalecimento das formas de comunicação e de difusão de informações dentro das instituições. Nesse sentido, evidenciou-se a importância da formação continuada de gestores escolares para que reforcem competências profissionais necessárias no desenvolvimento do seu trabalho.
Abstract: Issues associated with democratic management in public schools gained greater relevance in the 1980s and 1990s, thus, they propose to identify and analyze factors that interfere in this process as well as address the legal bases that support it, analyzing the role of the manager and its articulation within educational institutions. With the use of qualitative descriptive bibliographic research, the concept of participatory democratic school management is addressed, as well as the professional skills of these managers provided for in official documents. It is also about strengthening ways of communicating and disseminating information within institutions. In this sense, the importance of continuing education for school managers was highlighted in order to reinforce the professional skills needed in the development of their work.
Palavras-chave: Gestão - Democrática
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1301
Data do documento: 26-Jun-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo, Gestão escolar democrática FINAL.pdf536,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.