Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1301
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLA PÚBLICA: RESSIGNIFICANDO O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR
metadata.dc.creator: Carneiro, Neide Abadia
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Ivan
metadata.dc.description.resumo: Questões associadas à gestão democrática em escolas públicas ganharam maior relevância nas décadas de 1980 e 1990, assim, propõem-se a identificar e analisar fatores que interferem nesse processo como também abordar as bases legais que a sustenta, analisando o papel do gestor e sua articulação dentro das instituições de ensino. Com a utilização de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo descritivo é abordado o conceito de gestão escolar democrática participativa, como também competências profissionais desses gestores previstas nos documentos oficiais. Trata-se também sobre o fortalecimento das formas de comunicação e de difusão de informações dentro das instituições. Nesse sentido, evidenciou-se a importância da formação continuada de gestores escolares para que reforcem competências profissionais necessárias no desenvolvimento do seu trabalho.
Abstract: Issues associated with democratic management in public schools gained greater relevance in the 1980s and 1990s, thus, they propose to identify and analyze factors that interfere in this process as well as address the legal bases that support it, analyzing the role of the manager and its articulation within educational institutions. With the use of qualitative descriptive bibliographic research, the concept of participatory democratic school management is addressed, as well as the professional skills of these managers provided for in official documents. It is also about strengthening ways of communicating and disseminating information within institutions. In this sense, the importance of continuing education for school managers was highlighted in order to reinforce the professional skills needed in the development of their work.
Keywords: Gestão - Democrática
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1301
Issue Date: 26-Jun-2020
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo, Gestão escolar democrática FINAL.pdf536,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.