Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Ivan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9266396034795478pt_BR
dc.creatorCarneiro, Neide Abadia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551651176966623pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T21:38:40Z-
dc.date.available2020-07-20-
dc.date.available2020-07-20T21:38:40Z-
dc.date.issued2020-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1301-
dc.description.abstractIssues associated with democratic management in public schools gained greater relevance in the 1980s and 1990s, thus, they propose to identify and analyze factors that interfere in this process as well as address the legal bases that support it, analyzing the role of the manager and its articulation within educational institutions. With the use of qualitative descriptive bibliographic research, the concept of participatory democratic school management is addressed, as well as the professional skills of these managers provided for in official documents. It is also about strengthening ways of communicating and disseminating information within institutions. In this sense, the importance of continuing education for school managers was highlighted in order to reinforce the professional skills needed in the development of their work.pt_BR
dc.description.resumoQuestões associadas à gestão democrática em escolas públicas ganharam maior relevância nas décadas de 1980 e 1990, assim, propõem-se a identificar e analisar fatores que interferem nesse processo como também abordar as bases legais que a sustenta, analisando o papel do gestor e sua articulação dentro das instituições de ensino. Com a utilização de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo descritivo é abordado o conceito de gestão escolar democrática participativa, como também competências profissionais desses gestores previstas nos documentos oficiais. Trata-se também sobre o fortalecimento das formas de comunicação e de difusão de informações dentro das instituições. Nesse sentido, evidenciou-se a importância da formação continuada de gestores escolares para que reforcem competências profissionais necessárias no desenvolvimento do seu trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Neide Abadia Carneiro (2018112301630589@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-20T17:44:11Z No. of bitstreams: 1 Artigo, Gestão escolar democrática FINAL.pdf: 549796 bytes, checksum: cb415b54f09a760c323aac826bfb2825 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-20T21:36:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo, Gestão escolar democrática FINAL.pdf: 549796 bytes, checksum: cb415b54f09a760c323aac826bfb2825 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-20T21:38:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo, Gestão escolar democrática FINAL.pdf: 549796 bytes, checksum: cb415b54f09a760c323aac826bfb2825 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-20T21:38:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo, Gestão escolar democrática FINAL.pdf: 549796 bytes, checksum: cb415b54f09a760c323aac826bfb2825 (MD5) Previous issue date: 2020-06-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão - Democráticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLA PÚBLICA: RESSIGNIFICANDO O PAPEL DO GESTOR ESCOLARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo, Gestão escolar democrática FINAL.pdf536,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.