Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1292
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FORMAÇÃO, TITULAÇÃO E EFETIVIDADE: DIAGNÓSTICO DO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE IPAMERI-GO
Autor(es): Souza, Anderson Dias Vaz de
Primeiro Orientador: Brandão, Hilma Aparecida
Primeiro Membro da Banca: Brandão, Hilma Aparecida
Segundo Membro da Banca: Gargioni, Ana Alice dos Passos
Terceiro Membro da Banca: França, Janaína Borges de Azevedo
Resumo: O artigo ora apresentado está vinculado ao Programa de Pós-Graduação lato sensu, Docência no Ensino Superior, do Instituto Federal Goiano, Campus Avançado Ipameri. Tem como proposta de discussão analisar a formação, titulação e efetividade dos professores de cursos superiores no município de Ipameri-GO, sendo eles Agronomia e Engenharia Florestal, ofertados pela Universidade Estadual de Goiás e Tecnologia em Gestão Comercial e Segunda Licenciatura, ofertados pelo Instituto Federal Goiano. Para construir a pesquisa foi conduzida a coleta de dados na plataforma Lattes e nos sites das instituições públicas de ensino superior do município de Ipameri-GO. A pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa, tendo finalidade exploratória, na qual é utilizada em situações que se deseja entender melhor o fenômeno, explicitando-o ou elaborando hipóteses. Os dados coletados na plataforma Lattes se referem à formação acadêmica dos docentes, à última titulação dos mesmos e à situação de vínculo com as instituições de ensino. Ao analisar os currículos e sites das instituições observamos que a UEG apresenta um percentual de docentes temporários superior ao IF Goiano podendo ser pertinente afirmar que uma pertence ao poder executivo estadual e a outra federal. No entanto, as instituições de ensino superior públicas do município apresentam elevado nível de titulação dos seus docentes e considerável alinhamento das áreas de formação dos mesmos aos cursos ofertados.
Abstract: The article presented here is linked to the Graduate Program lato sensu, Teaching in Higher Education, Instituto Federal Goiano, Campus Advanced Ipameri. Its proposal for discussion is to analyze the formation, and effectiveness of higher education teachers in the municipality of Ipameri-GO, Agronomy and Forest Engineering, offered by the State University Goiás and Technology in Commercial Management and Second Degree, offered by Federal Institute of Goiás. To build a survey, data collection was performed on the Lattes platform and on the websites of public higher education institutions in the municipality of Ipameri-GO. The research has a qualitative and quantitative approach, having exploratory need, qualified in situations you want better understand the phenomenon, explaining it or elaborating hypotheses. The data collected on the Lattes platform refer to the academic training of teachers, the their last qualification and link with educational institutions. When analyzing the curricula and websites of the observed institutions that are presented at UEG a percentage of temporary documents higher than IF Goiano can be pertinent to state that one belongs to the state executive and the other to the federal. However, as public higher education institutions in the municipality present high level of title of your documents and alignment of areas their training to the courses offered.
Palavras-chave: Docente temporários
Ensino público
Ensino Superior
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1292
Data do documento: 9-Mar-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Anderson Dias Vaz de Souza.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.