Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1292
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee2Gargioni, Ana Alice dos Passos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9028996995085834pt_BR
dc.contributor.referee3França, Janaína Borges de Azevedo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432325850094000pt_BR
dc.creatorSouza, Anderson Dias Vaz de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2472640882530706pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-27T18:02:03Z-
dc.date.available2020-05-01-
dc.date.available2020-06-27T18:02:03Z-
dc.date.issued2020-03-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1292-
dc.description.abstractThe article presented here is linked to the Graduate Program lato sensu, Teaching in Higher Education, Instituto Federal Goiano, Campus Advanced Ipameri. Its proposal for discussion is to analyze the formation, and effectiveness of higher education teachers in the municipality of Ipameri-GO, Agronomy and Forest Engineering, offered by the State University Goiás and Technology in Commercial Management and Second Degree, offered by Federal Institute of Goiás. To build a survey, data collection was performed on the Lattes platform and on the websites of public higher education institutions in the municipality of Ipameri-GO. The research has a qualitative and quantitative approach, having exploratory need, qualified in situations you want better understand the phenomenon, explaining it or elaborating hypotheses. The data collected on the Lattes platform refer to the academic training of teachers, the their last qualification and link with educational institutions. When analyzing the curricula and websites of the observed institutions that are presented at UEG a percentage of temporary documents higher than IF Goiano can be pertinent to state that one belongs to the state executive and the other to the federal. However, as public higher education institutions in the municipality present high level of title of your documents and alignment of areas their training to the courses offered.pt_BR
dc.description.resumoO artigo ora apresentado está vinculado ao Programa de Pós-Graduação lato sensu, Docência no Ensino Superior, do Instituto Federal Goiano, Campus Avançado Ipameri. Tem como proposta de discussão analisar a formação, titulação e efetividade dos professores de cursos superiores no município de Ipameri-GO, sendo eles Agronomia e Engenharia Florestal, ofertados pela Universidade Estadual de Goiás e Tecnologia em Gestão Comercial e Segunda Licenciatura, ofertados pelo Instituto Federal Goiano. Para construir a pesquisa foi conduzida a coleta de dados na plataforma Lattes e nos sites das instituições públicas de ensino superior do município de Ipameri-GO. A pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa, tendo finalidade exploratória, na qual é utilizada em situações que se deseja entender melhor o fenômeno, explicitando-o ou elaborando hipóteses. Os dados coletados na plataforma Lattes se referem à formação acadêmica dos docentes, à última titulação dos mesmos e à situação de vínculo com as instituições de ensino. Ao analisar os currículos e sites das instituições observamos que a UEG apresenta um percentual de docentes temporários superior ao IF Goiano podendo ser pertinente afirmar que uma pertence ao poder executivo estadual e a outra federal. No entanto, as instituições de ensino superior públicas do município apresentam elevado nível de titulação dos seus docentes e considerável alinhamento das áreas de formação dos mesmos aos cursos ofertados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Anderson Dias Vaz de Souza (2018112301630341@ifgoiano.edu.br) on 2020-06-27T17:28:40Z No. of bitstreams: 1 tcc_Anderson Dias Vaz de Souza.pdf: 1096680 bytes, checksum: 98a1f4905a3ccc563c531ecdbd6eeae9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-06-27T18:00:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Anderson Dias Vaz de Souza.pdf: 1096680 bytes, checksum: 98a1f4905a3ccc563c531ecdbd6eeae9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-06-27T18:01:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Anderson Dias Vaz de Souza.pdf: 1096680 bytes, checksum: 98a1f4905a3ccc563c531ecdbd6eeae9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-27T18:02:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Anderson Dias Vaz de Souza.pdf: 1096680 bytes, checksum: 98a1f4905a3ccc563c531ecdbd6eeae9 (MD5) Previous issue date: 2020-03-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.references______. Instituto Federal Goiano, 2019a. Cursos Superiores Ipameri. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/cursos-superiores-ipameri/6278- tecnologia-em-gestao-comercial.html. Acesso em: 10 nov. 2019. ______. Instituto Federal Goiano, 2019b. Cursos Superiores Ipameri. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/cursos-superiores-ipameri/6269- curso-de-segunda-licenciatura-em-pedagogia.html. Acesso em: 10 nov. 2019. ______. Universidade Estadual de Goiás, 2019a. Consulta de cursos. Disponível em: http://www.ueg.br/exec/consulta_cursos/?funcao=dados_v2&variavel=28&mod=1. Acesso em: 10 nov. 2019. ______. Universidade Estadual de Goiás, 2019b. Consulta de cursos. Disponível em: http://www.ueg.br/exec/consulta_cursos/?funcao=dados_v2&variavel=4&mod=1. Acesso em: 10 nov. 2019. DA CRUZ, Giseli Barreto. Didática e docência no ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 250, 2017. DAVID, Ricardo Santos. Docência na contemporaneidade: desafios para docentes no ensino superior. LINKSCIENCEPLACE-Interdisciplinary Scientific Journal, v. 5, n. 1, p. 14-21, 2018. DE ARAÚJO, Raqueline Chaves; DE CASTRO, Onireves Monteiro. PERSPECTIVA DE TITULAÇÃOPEDAGÓGICA FORA DA ÁREA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA: O (RE) FAZER DOCENTE. Campina Grande: Realize, 2017. Disponível em < https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD 1_SA1_ID1038_05032017112700.pdf>. Acesso em: 26 set. 2019. FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GALLO, S. As múltiplas dimensões do aprender. São Paulo: COEB 2012 (Congresso de Educação Básica: Aprendizagem e Currículo), 2012. Disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/13_02_2012_10.54.50.a0a c3b8a140676ef8ae0dbf32e662762.pdf>. Acesso em: 28 set. 2019. GIL, ANTONIO CARLOS. O estilo de atuação do professor universitário—uma questão de ênfase. Pensamento & Realidade, v. 6, 2000. GIL, ANTONIO CARLOS. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed., São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-depesquisa-social.pdf. Acesso em 16 dez. 2019. 18 LAKATOS, E.M; MARCONI, M. A. de. Fundamentos de metodologia científica.5 ª ed. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: http://www.dem.fmed.uc.pt/Bibliografia/Livros_Educacao_Medica/Livro27.pdf. Acesso em 19 dez. 2019. LIBÂNEO, José Carlos. A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino. Revista Educativa-Revista de Educação, v. 19, n. 2, p. 353-387, 2017. NÓVOA. António. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Livreto publicado pelo Sindicato dos Professores de São Paulo, 2007. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 15ª ed. Petrópolis, RJ. 2014.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocente temporáriospt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleFORMAÇÃO, TITULAÇÃO E EFETIVIDADE: DIAGNÓSTICO DO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE IPAMERI-GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Anderson Dias Vaz de Souza.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.