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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O LETRAMENTO INTERDISCIPLINAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS ESCOLAS REGULARES
metadata.dc.creator: Oliveira, Danielle
metadata.dc.contributor.advisor1: Bretas, Maria Luiza
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste artigo é discutir, com base na legislação vigente, a formação de professores para atuar junto aos alunos com deficiência – sendo os cegos o foco deste trabalho – com a intenção de se efetivar a educação inclusiva. Há todo um trabalho em conjunto por trás disso que envolve também a família do aluno e a comunidade onde ele está inserido. Todos os profissionais que atuam nas instituições de ensino precisam estar capazes de concretizar a educação inclusiva, por isso as práticas pedagógicas são tão importantes para o processo de ensino-aprendizagem do estudante, com ou sem deficiência visual. Nesse cenário, grande é a preocupação do professor do ensino regular ao se deparar com um aluno com deficiência visual e construir um ambiente de aprendizagem de qualidade é um dos grandes desafios enfrentados por ele. Dessa forma, o letramento, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, pode ampliar a visão de mundo do indivíduo. A metodologia escolhida como caminho deste estudo é a pesquisa bibliográfica que conta com contribuição de diversos pesquisadores como Amiralian (2009), Dutra (2007), Miranda (2008), Vygotsky (1989), Castrillón (2011) entre outros. Partindo da legislação brasileira que ampara a educação inclusiva, sobretudo os deficientes visuais, essa pesquisa permitiu concluir que, embora a educação inclusiva tenha avançado muito no Brasil nessas duas últimas décadas, ainda há um longo caminho a percorrer. Ainda há muitas ações a serem implementadas para que a interação entre a escola e a família, uma formação adequada dos profissionais da educação e o letramento interdisciplinar proporcionem a oportunidade do coletivo minimizar o desafio e o esforço de preparar o aluno cego para a sua história de vida.
Abstract: The aim of this article is to discuss, based in the current legislation, the training of teachers to act near the pupils with special needs – being the blind ones the focus of this work – with the intention to implement the inclusive education. There is a work behind all of that and involve the student´s family and the community where he is inserted in. All profissionals wich peform in the educational institutions need to be able to concretize the inclusive education, then the pedagogical practice are so important for the learning process of the student, with or without visual handcap. In this scenario, a considerable concern of the teacher from the regular education is to be met with a visual deficient student and build a secure environment for him, this is one of the great challenges faced by the teacher. That way, the literacy stem from a interdisciplinary perspective can expand the world view of the individual. The chosen methodology for this study is the bibliographic research, with the contribution of several authors as Amiralian (2009), Dutra (2007), Miranda (2008), Vygotsky (1989), Castrillón (2011), among others. Starting from the brazilian legislation that support the inclusive education specially the blind students, this research allowed to conclude that, although the inclusive educantion has advanced in Brazil, in the two last decades, there is still a long way to go through. There is still a lot for doing for what the interaction between the school and the family, an adequate training of the educational professionals and the interdisciplinary literacy provide the opportunity of the collective minimize the challenge and the effort to comply the task of preparing, cognitively, the blind student for his life history.
Keywords: Educação Inclusiva. Letramento Interdisciplinar. Formação de Professores.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1281
Issue Date: 28-Apr-2020
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

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