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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bretas, Maria Luiza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155529564602398pt_BR
dc.creatorOliveira, Danielle-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9676119437884333pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-03T22:08:07Z-
dc.date.available2020-05-28-
dc.date.available2020-06-03T22:08:07Z-
dc.date.issued2020-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1281-
dc.description.abstractThe aim of this article is to discuss, based in the current legislation, the training of teachers to act near the pupils with special needs – being the blind ones the focus of this work – with the intention to implement the inclusive education. There is a work behind all of that and involve the student´s family and the community where he is inserted in. All profissionals wich peform in the educational institutions need to be able to concretize the inclusive education, then the pedagogical practice are so important for the learning process of the student, with or without visual handcap. In this scenario, a considerable concern of the teacher from the regular education is to be met with a visual deficient student and build a secure environment for him, this is one of the great challenges faced by the teacher. That way, the literacy stem from a interdisciplinary perspective can expand the world view of the individual. The chosen methodology for this study is the bibliographic research, with the contribution of several authors as Amiralian (2009), Dutra (2007), Miranda (2008), Vygotsky (1989), Castrillón (2011), among others. Starting from the brazilian legislation that support the inclusive education specially the blind students, this research allowed to conclude that, although the inclusive educantion has advanced in Brazil, in the two last decades, there is still a long way to go through. There is still a lot for doing for what the interaction between the school and the family, an adequate training of the educational professionals and the interdisciplinary literacy provide the opportunity of the collective minimize the challenge and the effort to comply the task of preparing, cognitively, the blind student for his life history.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é discutir, com base na legislação vigente, a formação de professores para atuar junto aos alunos com deficiência – sendo os cegos o foco deste trabalho – com a intenção de se efetivar a educação inclusiva. Há todo um trabalho em conjunto por trás disso que envolve também a família do aluno e a comunidade onde ele está inserido. Todos os profissionais que atuam nas instituições de ensino precisam estar capazes de concretizar a educação inclusiva, por isso as práticas pedagógicas são tão importantes para o processo de ensino-aprendizagem do estudante, com ou sem deficiência visual. Nesse cenário, grande é a preocupação do professor do ensino regular ao se deparar com um aluno com deficiência visual e construir um ambiente de aprendizagem de qualidade é um dos grandes desafios enfrentados por ele. Dessa forma, o letramento, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, pode ampliar a visão de mundo do indivíduo. A metodologia escolhida como caminho deste estudo é a pesquisa bibliográfica que conta com contribuição de diversos pesquisadores como Amiralian (2009), Dutra (2007), Miranda (2008), Vygotsky (1989), Castrillón (2011) entre outros. Partindo da legislação brasileira que ampara a educação inclusiva, sobretudo os deficientes visuais, essa pesquisa permitiu concluir que, embora a educação inclusiva tenha avançado muito no Brasil nessas duas últimas décadas, ainda há um longo caminho a percorrer. Ainda há muitas ações a serem implementadas para que a interação entre a escola e a família, uma formação adequada dos profissionais da educação e o letramento interdisciplinar proporcionem a oportunidade do coletivo minimizar o desafio e o esforço de preparar o aluno cego para a sua história de vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Danielle Dias Oliveira (danielle.dias@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-05-29T00:41:13Z No. of bitstreams: 1 TCC Danielle Dias.pdf: 495550 bytes, checksum: 7056f53f70ac6c41090edb5716e5078b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Daniele, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa. Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. on 2020-05-29T00:48:14Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Danielle Dias Oliveira (danielle.dias@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-06-03T20:44:27Z No. of bitstreams: 1 tcc_danielledias.pdf: 673277 bytes, checksum: 5b78945098edaad0cde5079f9aa243bd (MD5)en
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dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-06-03T22:07:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_danielledias.pdf: 673277 bytes, checksum: 5b78945098edaad0cde5079f9aa243bd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-03T22:08:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_danielledias.pdf: 673277 bytes, checksum: 5b78945098edaad0cde5079f9aa243bd (MD5) Previous issue date: 2020-04-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva. Letramento Interdisciplinar. Formação de Professores.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO LETRAMENTO INTERDISCIPLINAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS ESCOLAS REGULARESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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