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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS
metadata.dc.creator: Silva, Tatiane
metadata.dc.contributor.advisor1: Bretas, Maria
metadata.dc.description.resumo: Sendo a Educação Infantil o nível de ensino da educação básica em que a criança inicia sua formação, pode-se inferir que quanto mais cedo ela for inserida nas práticas leitoras, maiores serão as chances de termos resultados positivos quanto à formação de um sujeito leitor proficiente. Nesse sentido, este artigo objetiva evidenciar a importância da leitura para os educandos desse nível de ensino, mostrar as consequências que a falta de acesso a essa ferramenta pode ocasionar a esses indivíduos, além de registrar algumas estratégias que possam facilitar o trabalho do professor com a leitura nas séries iniciais. A metodologia utilizada para trilhar esse estudo é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e conta com a colaboração de autores como Colomer (2007), Girotto e Souza (2010), Brandão e Leal (2011) e outros autores que discutem a temática. Este estudo defende a necessidade de que a escola, em cumprimento ao seu real objetivo, que é formar cidadãos que saibam pensar e transformar a sua realidade, precisa procurar realizar um trabalho pautado na perspectiva do letramento, ou seja, um trabalho que deixe claro a função social dessa ferramenta para esses sujeitos. Além do mais, sozinha a escola dificilmente conseguirá obter sucesso, para isso os pilares: governo, escola e família precisam estar unidos em prol da formação de indivíduos leitores críticos e proficientes.
Abstract: Being the childhood education the level of the basic education that the child begin his training in the school, it can be determinated that as sooner as the child enter into the readers practices, the greater will be the chances of we make positive gains in terms of training a proficient reader. In these terms, this article aims to emphasize the importance of reading for learners of this level of education, also to show the consequences of the lack of access to this tool can cause to these individuals, besides to register some strategies that can facilitate the work of the teacher with the reading in the initial series. The methodology used in this study is based in the qualitative approach, of bibliographic stamp and count with the colaboration of writers as Colomer (2007), Girotto e Souza (2010), Brandão e Leal (2011), among others. However, what is remarked as a result is, for the school to fulfil its obligation, it is necessary to accomplish a work guided in the perspective of literacy, in other words, do a work that clarify this tool for these individuals. Furthermore, all alone the school hardly will get success, but for that, the pillars: government, school and family need being together on behalf of the individuals training for being criticals and proficient readers.
Keywords: Educação Infantil
Estratégias de leitura
Leitura
Letramento
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1280
Issue Date: 13-May-2020
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

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