Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bretas, Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155529564602398pt_BR
dc.creatorSilva, Tatiane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8310162733052524pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-03T22:02:47Z-
dc.date.available2020-06-01-
dc.date.available2020-06-03T22:02:47Z-
dc.date.issued2020-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1280-
dc.description.abstractBeing the childhood education the level of the basic education that the child begin his training in the school, it can be determinated that as sooner as the child enter into the readers practices, the greater will be the chances of we make positive gains in terms of training a proficient reader. In these terms, this article aims to emphasize the importance of reading for learners of this level of education, also to show the consequences of the lack of access to this tool can cause to these individuals, besides to register some strategies that can facilitate the work of the teacher with the reading in the initial series. The methodology used in this study is based in the qualitative approach, of bibliographic stamp and count with the colaboration of writers as Colomer (2007), Girotto e Souza (2010), Brandão e Leal (2011), among others. However, what is remarked as a result is, for the school to fulfil its obligation, it is necessary to accomplish a work guided in the perspective of literacy, in other words, do a work that clarify this tool for these individuals. Furthermore, all alone the school hardly will get success, but for that, the pillars: government, school and family need being together on behalf of the individuals training for being criticals and proficient readers.pt_BR
dc.description.resumoSendo a Educação Infantil o nível de ensino da educação básica em que a criança inicia sua formação, pode-se inferir que quanto mais cedo ela for inserida nas práticas leitoras, maiores serão as chances de termos resultados positivos quanto à formação de um sujeito leitor proficiente. Nesse sentido, este artigo objetiva evidenciar a importância da leitura para os educandos desse nível de ensino, mostrar as consequências que a falta de acesso a essa ferramenta pode ocasionar a esses indivíduos, além de registrar algumas estratégias que possam facilitar o trabalho do professor com a leitura nas séries iniciais. A metodologia utilizada para trilhar esse estudo é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e conta com a colaboração de autores como Colomer (2007), Girotto e Souza (2010), Brandão e Leal (2011) e outros autores que discutem a temática. Este estudo defende a necessidade de que a escola, em cumprimento ao seu real objetivo, que é formar cidadãos que saibam pensar e transformar a sua realidade, precisa procurar realizar um trabalho pautado na perspectiva do letramento, ou seja, um trabalho que deixe claro a função social dessa ferramenta para esses sujeitos. Além do mais, sozinha a escola dificilmente conseguirá obter sucesso, para isso os pilares: governo, escola e família precisam estar unidos em prol da formação de indivíduos leitores críticos e proficientes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tatiane Dias da Silva (2018112301630635@ifgoiano.edu.br) on 2020-06-01T19:01:20Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Tatiane Silva.pdf: 238778 bytes, checksum: 416569ee2569884d39f338edf5e09e15 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa. Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. on 2020-06-01T23:30:38Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Tatiane Dias da Silva (2018112301630635@ifgoiano.edu.br) on 2020-06-03T13:28:48Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Tatiane Silva.pdf: 511273 bytes, checksum: 7c5439bbc718fb52a1b967cae9e7d221 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-06-03T21:57:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Tatiane Silva.pdf: 511273 bytes, checksum: 7c5439bbc718fb52a1b967cae9e7d221 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-06-03T21:59:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Tatiane Silva.pdf: 511273 bytes, checksum: 7c5439bbc718fb52a1b967cae9e7d221 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-03T22:02:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Tatiane Silva.pdf: 511273 bytes, checksum: 7c5439bbc718fb52a1b967cae9e7d221 (MD5) Previous issue date: 2020-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleESTRATÉGIAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_ Tatiane Silva.pdf499,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.