Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1263
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O NEGRO E SUAS FACETAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PARA AS SÉRIES INICIAIS
metadata.dc.creator: Silva, Luciene de Lima Xavier
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Marco Antônio
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as imagens do negro no livro didático em dois livros do Ensino Fundamental I a partir da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira. No primeiro momento, apresenta-se um estudo teórico sobre alguns autores que escreveram sobre identidade, alteridade, representação e estereótipos. No segundo momento um breve relato do que tem sido escrito a respeito do negro nos livros didáticos, após a Lei. No terceiro momento há um relato do livro didático no Brasil e de como a imagem do negro está representada de maneira negativa, na maioria das vezes, nesse tão importante veículo de informação. Para encerrar a pesquisa, se encontra uma análise das imagens do negro no livro didático, na tentativa de perceber se depois da Lei que obriga o ensino correto dos estudos afros, essa imagem ainda é ilustrada de maneira subalterna.
Abstract: This study aims to analyze the images of the black in the textbook in two books of Elementary School I from Law 10.639 / 2003, which made it compulsory to teach African and Afro- Brazilian history and culture. In the first moment, a theoretical study is presented on some authors who wrote on identity, alterity, representation and stereotypes. In the second moment a brief account of what has been written about the black in textbooks, after the Law. In the third moment there is an account of the textbook in Brazil and how the image of the black is represented in a negative way, in most times in this important information vehicle. To close the research, we find an analysis of the images of the black in the didactic book, in an attempt to understand if after the Law that obliges the correct teaching of Afros studies, this image is still illustrated in a subaltern way.
Keywords: Representação
Afrodescendentes
Livro didático
Lei 10.639
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1263
Issue Date: 21-Mar-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCLuciene.pdf2,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.