Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Marco Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7042220750846412pt_BR
dc.creatorSilva, Luciene de Lima Xavier-
dc.date.accessioned2020-05-19T23:49:57Z-
dc.date.available2020-05-19-
dc.date.available2020-05-19T23:49:57Z-
dc.date.issued2019-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1263-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the images of the black in the textbook in two books of Elementary School I from Law 10.639 / 2003, which made it compulsory to teach African and Afro- Brazilian history and culture. In the first moment, a theoretical study is presented on some authors who wrote on identity, alterity, representation and stereotypes. In the second moment a brief account of what has been written about the black in textbooks, after the Law. In the third moment there is an account of the textbook in Brazil and how the image of the black is represented in a negative way, in most times in this important information vehicle. To close the research, we find an analysis of the images of the black in the didactic book, in an attempt to understand if after the Law that obliges the correct teaching of Afros studies, this image is still illustrated in a subaltern way.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar as imagens do negro no livro didático em dois livros do Ensino Fundamental I a partir da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira. No primeiro momento, apresenta-se um estudo teórico sobre alguns autores que escreveram sobre identidade, alteridade, representação e estereótipos. No segundo momento um breve relato do que tem sido escrito a respeito do negro nos livros didáticos, após a Lei. No terceiro momento há um relato do livro didático no Brasil e de como a imagem do negro está representada de maneira negativa, na maioria das vezes, nesse tão importante veículo de informação. Para encerrar a pesquisa, se encontra uma análise das imagens do negro no livro didático, na tentativa de perceber se depois da Lei que obriga o ensino correto dos estudos afros, essa imagem ainda é ilustrada de maneira subalterna.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-19T23:04:32Z No. of bitstreams: 1 TCCLuciene.pdf: 2196872 bytes, checksum: 388ad29845f9144912d2f12e17017e22 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-19T23:49:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCLuciene.pdf: 2196872 bytes, checksum: 388ad29845f9144912d2f12e17017e22 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-19T23:49:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCLuciene.pdf: 2196872 bytes, checksum: 388ad29845f9144912d2f12e17017e22 (MD5) Previous issue date: 2019-03-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectAfrodescendentespt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLei 10.639pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO NEGRO E SUAS FACETAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PARA AS SÉRIES INICIAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCLuciene.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.