Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1189
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: OS JOGOS ENQUANTO ATIVIDADE LÚDICA NO TRABALHO COM A MATEMÁTICA EM SALA DE AULA
metadata.dc.creator: Tolêdo, Ranielly Silva Silvestre de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Kênia Bomtempo de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ribeiro, Jeferson Correia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de estudo bibliográfico relata sobre o conhecimento do conceito de jogos a partir dos embasamentos teóricos selecionados, podemos afirmar que o jogo é algo que faz parte do ser humano, independentemente da idade e sexo. Mudará apenas o tipo de atividade mais adequado. Este estudo veio ao encontro responder algumas questões que nos inquietam quanto ao ensino de matemática. Pode-se dizer que a introdução de brincadeiras no âmbito educacional se deu por meio do contexto infantil, devido a estudos que indicavam que a criança precisa de estímulos para despertar seus interesses. Segundo Souza (2005) a utilização dos jogos como ferramenta de aprendizagem, teve seu desenvolvimento nos Estados Unidos, na década de 50, com o propósito de treinar executivos da área financeira. Por consequência dos resultados positivos, seu uso ampliou-se a outras áreas, chegando ao Brasil com muita força na década de 80. Oliveira (2001) aponta que os jogos educacionais têm como objetivo possibilitar entretenimento para o usuário, podendo ademais influenciar o seu desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo O intuito deste trabalho, é propiciar e promover uma discussão sobre as possibilidades oferecidas pelo uso dos jogos educativos como recursos que possibilitem melhores caminhos para o ensino e a aprendizagem. Na primeira parte, serão apresentadas uma visão geral sobre a origem dos jogos, jogos educacionais, a importância do lúdico. Em seguida, serão analisados dois tipos de jogos educacionais utilizados para ajudar no ensino da matemática, o Sudoku e o Jogo da Velha.
Abstract: This work of bibliographical study tells on the knowledge of the concept of games starting from the selected theoretical grounds, we can affirm that the game is something that is the human being's part, independently of the age and sex. He/she will just change the more appropriate activity type. This study vein to the encounter of understanding to answer some subjects that disturb us as for the mathematics teaching. It can be said that the introduction of games in the education extent felt through the infantile context, due to studies that indicated that the child needs incentives to wake up their interests. According to Souza (2005) the use of the games as learning tool, had his/her development in the United States, in the decade of 50, with the purpose of training executives of the financial area. For consequence of the positive results, his/her use was enlarged to other areas, arriving at Brazil with a lot of force in the decade of 80. Oliveira (2001) it points that the education games have as objective makes possible entertainment for the user, besides could influence his/her partner-affectionate and cognitive development The intention of this work, it is to propitiate and to promote a discussion about the possibilities offered by the use of the educational games as resources that make possible better roads for the teaching and the learning. In the first part, they will be presented a general vision on the origin of the games, education games, the importance of the lúdico. Soon afterwards, two types of education games will be analyzed used to help in the teaching of the mathematics, Sudoku and the Game of the Old.
Keywords: Jogos no ensino de matemática
Matemática - estudo e ensino
Enigmas lógicos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1189
Issue Date: 10-Aug-2018
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_RANIELLY TOLEDO.pdf1,53 MBAdobe PDFView/Open
RANIELLY SILVA SILVESTRE DE TOLÊDO_rotated.pdf247,59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.