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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Kênia Bomtempo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6409847692106462pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Jeferson Correia-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9218769930359182pt_BR
dc.creatorTolêdo, Ranielly Silva Silvestre de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9170575054805365pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-25T20:13:20Z-
dc.date.available2020-03-18-
dc.date.available2020-03-25T20:13:20Z-
dc.date.issued2018-08-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1189-
dc.description.abstractThis work of bibliographical study tells on the knowledge of the concept of games starting from the selected theoretical grounds, we can affirm that the game is something that is the human being's part, independently of the age and sex. He/she will just change the more appropriate activity type. This study vein to the encounter of understanding to answer some subjects that disturb us as for the mathematics teaching. It can be said that the introduction of games in the education extent felt through the infantile context, due to studies that indicated that the child needs incentives to wake up their interests. According to Souza (2005) the use of the games as learning tool, had his/her development in the United States, in the decade of 50, with the purpose of training executives of the financial area. For consequence of the positive results, his/her use was enlarged to other areas, arriving at Brazil with a lot of force in the decade of 80. Oliveira (2001) it points that the education games have as objective makes possible entertainment for the user, besides could influence his/her partner-affectionate and cognitive development The intention of this work, it is to propitiate and to promote a discussion about the possibilities offered by the use of the educational games as resources that make possible better roads for the teaching and the learning. In the first part, they will be presented a general vision on the origin of the games, education games, the importance of the lúdico. Soon afterwards, two types of education games will be analyzed used to help in the teaching of the mathematics, Sudoku and the Game of the Old.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de estudo bibliográfico relata sobre o conhecimento do conceito de jogos a partir dos embasamentos teóricos selecionados, podemos afirmar que o jogo é algo que faz parte do ser humano, independentemente da idade e sexo. Mudará apenas o tipo de atividade mais adequado. Este estudo veio ao encontro responder algumas questões que nos inquietam quanto ao ensino de matemática. Pode-se dizer que a introdução de brincadeiras no âmbito educacional se deu por meio do contexto infantil, devido a estudos que indicavam que a criança precisa de estímulos para despertar seus interesses. Segundo Souza (2005) a utilização dos jogos como ferramenta de aprendizagem, teve seu desenvolvimento nos Estados Unidos, na década de 50, com o propósito de treinar executivos da área financeira. Por consequência dos resultados positivos, seu uso ampliou-se a outras áreas, chegando ao Brasil com muita força na década de 80. Oliveira (2001) aponta que os jogos educacionais têm como objetivo possibilitar entretenimento para o usuário, podendo ademais influenciar o seu desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo O intuito deste trabalho, é propiciar e promover uma discussão sobre as possibilidades oferecidas pelo uso dos jogos educativos como recursos que possibilitem melhores caminhos para o ensino e a aprendizagem. Na primeira parte, serão apresentadas uma visão geral sobre a origem dos jogos, jogos educacionais, a importância do lúdico. Em seguida, serão analisados dois tipos de jogos educacionais utilizados para ajudar no ensino da matemática, o Sudoku e o Jogo da Velha.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-19T18:33:42Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_RANIELLY TOLEDO.pdf: 1562069 bytes, checksum: 3639ec56460ec5d33aaa514e933f5d67 (MD5) RANIELLY SILVA SILVESTRE DE TOLÊDO_rotated.pdf: 253531 bytes, checksum: dd792ea19d1c1b32711148f0e6a24049 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Tatianne Silva Santos (tatianne.santos@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-25T20:11:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_RANIELLY TOLEDO.pdf: 1562069 bytes, checksum: 3639ec56460ec5d33aaa514e933f5d67 (MD5) RANIELLY SILVA SILVESTRE DE TOLÊDO_rotated.pdf: 253531 bytes, checksum: dd792ea19d1c1b32711148f0e6a24049 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnigmas lógicospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleOS JOGOS ENQUANTO ATIVIDADE LÚDICA NO TRABALHO COM A MATEMÁTICA EM SALA DE AULApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

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