Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1188
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE ÁCIDOS E BASES
metadata.dc.creator: Almeida, Monalisa Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Carla de Moura
metadata.dc.description.resumo: Muitas vezes estudantes de Ensino Médio, consideram a Química como uma disciplina ruim e distante da sua realidade, temas da disciplina são trabalhados com os alunos muitas vezes de forma excessivamente teórica e ministradas por professores de outras áreas do conhecimento. Neste sentido o uso de atividades lúdicas no ensino de Química, se apresenta como uma alternativa para melhora do processo ensino-aprendizagem e na motivação dos alunos, pois torna possível uma melhor relação entre teoria e prática, ficando mais claro aos alunos que a Química está presente no seu dia-a-dia. Assim sendo, o presente trabalho objetivou contextualizar o tema ácidos e bases, através de aplicação de um minicurso com alunos de ensino médio em uma escola estadual na cidade de Goiatuba-GO, e após a aplicação deste foi realizado avaliações para verificação de aprendizagem e questionário com os alunos com o objetivo de conhecer as opiniões deles em relação ao tipo de aula apresentado. Os resultados alcançados com os questionários, mostram que a utilização de atividades lúdicas mudam a percepção dos alunos quanto a dificuldades encontradas na compreensão da disciplina, concluiu-se a partir da análise dos resultados que a utilização desta metodologia aliada ao ensino tradicional se apresenta como uma boa ferramenta de ensino-aprendizagem, motivando o aluno a estudar Química.
Abstract: Often high school students consider Chemistry as a bad discipline and far from their reality, subjects of the discipline are often worked with students in an overly theoretical way and taught by teachers in other areas of knowledge. In this sense, the use of play activities in Chemistry teaching is presented as an alternative to improve the teaching-learning process and motivation of the students, as it makes possible a better relation between theory and practice, making it clear to students that Chemistry is present in your daily life. Therefore, the present work aimed to contextualize the subject of acids and bases, through the application of a mini-course with high school students in a state school in the city of Goiatuba-GO, and after the application of this was performed assessments to verify learning and interview semi- structured with the students with the objective of knowing their opinions regarding the type of class presented. The results obtained with the interviews show that the use of play activities change the students' perception of the difficulties encountered in understanding the discipline, thus contributing to a more effective learning.
Keywords: Química orgânica
Química (ensino médio)
Material didático
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1188
Issue Date: 14-Aug-2018
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_MONALISA ALMEIDA.pdf870,91 kBAdobe PDFView/Open
MONALISA SILVA ALMEIDA_rotated.pdf239,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.