Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1186
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA BÁSICA
metadata.dc.creator: Andrade, Leandro Mendes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Carla de Moura
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lima, Emmanuela Ferreira de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho investigou o estudo de cálculo estequiométrico, no âmbito da temática das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química que foi desenvolvido numa turma da 2a série do ensino médio, de um colégio da rede particular de ensino, situado na cidade de Morrinhos, Goiás. O referido teve como intuito abordar o estudo de cálculo estequiométrico utilizando os conceitos matemáticos e com um software da plataforma colorado, sobre balanceamento de equações químicas, como uma ferramenta no processo de ensino/aprendizagem de cálculos químicos. Foram apresentadas orientações a respeito de softwares, como as simulações PhET (Physics Education Technology) Project, desenvolvidos pela Universidade do Colorado nos Estados Unidos, no ensino da Química na sala de aula, com o intuito de aplicar conceitos de cálculo estequiométrico em situações comuns do dia-a-dia. Aplicada esta ferramenta com os alunos, verificamos a validez da aplicação desta abordagem no processo de ensino/aprendizagem de balanceamento de equações químicas, através de dois questionários anterior e posterior às aulas em laboratório, com resultados positivos na pesquisa. Desta forma, alguns alunos perceberam a eficácia e a importância destas novas tecnologias e de conceitos matemáticos na abordagem de cálculo estequiométrico, nas aulas de Química.
Abstract: The present work investigated the study of stoichiometric calculus, in the scope of the new information and communication technologies in Chemistry teaching that was developed in a 2nd grade high school class, a private school college located in the city of The aim of this study was to study the stoichiometric calculation using mathematical concepts and a software of the color platform, on the balancing of chemical equations, as a tool in the teaching / learning process of chemical calculations. Guidelines on software, such as PhET (Physics Education Technology) Project, developed by the University of Colorado in the United States, were presented in the teaching of chemistry in the classroom, in order to apply stoichiometric calculation concepts to common day- to-day life. Applied this tool with the students, we verified the validity of the application of this approach in the teaching / learning process of balancing chemical equations, through two questionnaires before and after the classes in the laboratory, with positive results in the research. In this way, some students realized the efficacy and importance of these new technologies and mathematical concepts in the stoichiometric calculation approach in Chemistry classes.
Keywords: Química (Ensino médio)
Cálculo
Material didático
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1186
Issue Date: 16-Aug-2018
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_LEANDRO ANDRADE.pdf818,19 kBAdobe PDFView/Open
LEANDRO MENDES DE ANDRADE_rotated.pdf237,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.