Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Carla de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8918116589808091pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, Emmanuela Ferreira de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083798074825542pt_BR
dc.creatorAndrade, Leandro Mendes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5723940366673847pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-24T22:14:21Z-
dc.date.available2020-03-18-
dc.date.available2020-03-24T22:14:21Z-
dc.date.issued2018-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1186-
dc.description.abstractThe present work investigated the study of stoichiometric calculus, in the scope of the new information and communication technologies in Chemistry teaching that was developed in a 2nd grade high school class, a private school college located in the city of The aim of this study was to study the stoichiometric calculation using mathematical concepts and a software of the color platform, on the balancing of chemical equations, as a tool in the teaching / learning process of chemical calculations. Guidelines on software, such as PhET (Physics Education Technology) Project, developed by the University of Colorado in the United States, were presented in the teaching of chemistry in the classroom, in order to apply stoichiometric calculation concepts to common day- to-day life. Applied this tool with the students, we verified the validity of the application of this approach in the teaching / learning process of balancing chemical equations, through two questionnaires before and after the classes in the laboratory, with positive results in the research. In this way, some students realized the efficacy and importance of these new technologies and mathematical concepts in the stoichiometric calculation approach in Chemistry classes.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investigou o estudo de cálculo estequiométrico, no âmbito da temática das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química que foi desenvolvido numa turma da 2a série do ensino médio, de um colégio da rede particular de ensino, situado na cidade de Morrinhos, Goiás. O referido teve como intuito abordar o estudo de cálculo estequiométrico utilizando os conceitos matemáticos e com um software da plataforma colorado, sobre balanceamento de equações químicas, como uma ferramenta no processo de ensino/aprendizagem de cálculos químicos. Foram apresentadas orientações a respeito de softwares, como as simulações PhET (Physics Education Technology) Project, desenvolvidos pela Universidade do Colorado nos Estados Unidos, no ensino da Química na sala de aula, com o intuito de aplicar conceitos de cálculo estequiométrico em situações comuns do dia-a-dia. Aplicada esta ferramenta com os alunos, verificamos a validez da aplicação desta abordagem no processo de ensino/aprendizagem de balanceamento de equações químicas, através de dois questionários anterior e posterior às aulas em laboratório, com resultados positivos na pesquisa. Desta forma, alguns alunos perceberam a eficácia e a importância destas novas tecnologias e de conceitos matemáticos na abordagem de cálculo estequiométrico, nas aulas de Química.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-19T18:31:08Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_LEANDRO ANDRADE.pdf: 837829 bytes, checksum: e68b309d13813d0be3711abf9fccff98 (MD5) LEANDRO MENDES DE ANDRADE_rotated.pdf: 243105 bytes, checksum: ab7a2f89eb6caec9fb905cb2089f1f09 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Tatianne Silva Santos (tatianne.santos@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-24T22:12:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_LEANDRO ANDRADE.pdf: 837829 bytes, checksum: e68b309d13813d0be3711abf9fccff98 (MD5) LEANDRO MENDES DE ANDRADE_rotated.pdf: 243105 bytes, checksum: ab7a2f89eb6caec9fb905cb2089f1f09 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-24T22:14:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_LEANDRO ANDRADE.pdf: 837829 bytes, checksum: e68b309d13813d0be3711abf9fccff98 (MD5) LEANDRO MENDES DE ANDRADE_rotated.pdf: 243105 bytes, checksum: ab7a2f89eb6caec9fb905cb2089f1f09 (MD5) Previous issue date: 2018-08-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA BÁSICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_LEANDRO ANDRADE.pdf818,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LEANDRO MENDES DE ANDRADE_rotated.pdf237,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.