Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Lucas Bernardes-
dc.contributor.advisor-co1Melo, Paulo Silva-
dc.creatorGodoi, Guilherme Henrique de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6909583937409640pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-24T21:37:33Z-
dc.date.available2020-03-18-
dc.date.available2020-03-24T21:37:33Z-
dc.date.issued2018-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1184-
dc.description.resumoO interesse pelo estudo da temática do presente trabalho de conclusão de curso apareceu da prática docente, foi observado que os alunos que possuem um aprendizado aquém do esperado pelas disciplinas que envolvem a Física, não conseguindo associar o conteúdo ministrado em sala de aula com o cotidiano deles. Neste sentido, buscou-se trazer a preocupante realidade em que se encontra o ensino de Física no Ensino Médio, levantando uma discussão acerca das principais mudanças propostas pelas versões Preliminares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), discutindo sobre a metodologia Ciência, Tecnologia e Sociedade e refletindo sobre os principais pontos de mudança da Reforma do Ensino Médio (REM). A partir das reflexões oriundas do trabalho, conclui-se que a proposta da Preliminar da BNCC não parece ser o primeiro passo para que os alunos tenham um ensino de melhor qualidade e um aprendizado mais significativo uma vez que ela se apresenta como uma proposta fora da realidade Brasileira, uma vez que haverá a necessidade de capacitação docente e possivelmente mudança nos cursos de licenciatura em Física para melhor atender essa proposta. Apesar da REM ter sido aprovada sem o devido debate entre os profissionais da educação, a mesma fez com que a BNCC tenha seu papel, indicando as decisões a serem tomadas a partir de ambas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-19T18:29:08Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_GUILHERME GODOI.pdf: 962163 bytes, checksum: 7c73903f213ab783b3004604223cb24e (MD5) GUILHERME HENRIQUE DE GODOI_rotated.pdf: 246298 bytes, checksum: 9ad076b0a5b8985624eea10744479d21 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Tatianne Silva Santos (tatianne.santos@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-24T21:35:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_GUILHERME GODOI.pdf: 962163 bytes, checksum: 7c73903f213ab783b3004604223cb24e (MD5) GUILHERME HENRIQUE DE GODOI_rotated.pdf: 246298 bytes, checksum: 9ad076b0a5b8985624eea10744479d21 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-24T21:37:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_GUILHERME GODOI.pdf: 962163 bytes, checksum: 7c73903f213ab783b3004604223cb24e (MD5) GUILHERME HENRIQUE DE GODOI_rotated.pdf: 246298 bytes, checksum: 9ad076b0a5b8985624eea10744479d21 (MD5) Previous issue date: 2018-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica (ensino médio)pt_BR
dc.subjectEnsino médio (currículo)pt_BR
dc.subjectEnsino médio - reformapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO ENSINO DE FÍSICA NA PERSPECTIVA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_GUILHERME GODOI.pdf939,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
GUILHERME HENRIQUE DE GODOI_rotated.pdf240,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.