Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1180
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: UMA ABORDAGEM DO ENSINO DE SEQUENCIAS NÚMERICAS
Autor(es): Dias, Fabrício Fernandes
Primeiro Orientador: Fideles, Eduardo Cordeiro
Resumo: O presente estudo trata-se de uma proposta de abordagem de sequências numéricas para o ensino médio em que objetivou apresentar o tema de maneira ampla e auxiliar o docente na exposição do assunto e ao aluno que queira se aprofundar no estudo do conteúdo. Inicialmente foi discorrido sobre fatos históricos relevantes para o estudo do tema, mostrando como sempre esteve presente e sua importância para sociedade. Além dos assuntos costumeiramente tratados nos livros didáticos, como progressões aritméticas e geométricas, foram abordados tópicos relevantes para o estudo e aprofundamento do tema, como recorrências lineares de primeira e segunda ordem, progressões aritméticas de segunda ordem, progressões harmônicas e sequências Fibonacci, com a formalização das demonstrações e diversos exemplos que ilustram o objeto de estudo e facilitam o entendimento. Apresentamos também diversos problemas que podem contribuir para o aprendizado do assunto, que além de tratar sobre sequências numéricas abrem a oportunidade de revisar outros assuntos da matemática e de outras disciplinas. Por fim, apresentamos uma sugestão de metodologia de ensino, a metodologia da resolução de problemas, que pode auxiliar o docente na preparação de suas aulas objetivando uma eficácia no aprendizado de seus alunos.
Abstract: The present study deals with a proposal of numerical sequence approach to secondary education in which the purpose was to present the theme in a broad way and to assist the teacher in the presentation of the subject and to the student who wants to deepen in the study of content. Initially it was discussed about historical facts relevant to the study of the theme, showing how it was always present and its importance for society. In addition to the subjects usually dealt with in the textbooks, such as arithmetic and geometric progressions, topics relevant to the study and deepening of the subject were discussed as first and second order linear recurrences, second order arithmetic progressions, harmonic progressions and Fibonacci sequences, with formalization of the demonstrations and several examples that illustrate the object of study and facilitate understanding. We also present several problems that can contribute to the learning of the subject, which besides dealing with numerical sequences open the opportunity to review other subjects of mathematics and other disciplines. Finally, we present a suggestion of teaching methodology, the methodology of problem solving, that can help the teacher in the preparation of his classes aiming at an effective learning in his students.
Palavras-chave: Matemática - ensino-aprendizado
Matemática (ensino médio)
Sequências (Matemática)
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1180
Data do documento: 6-Jun-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_FABRÍCIO DIAS.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FABRICIO FERNANDES DIAS_rotated.pdf237,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.