Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1179
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A MATEMÁTICA FINANCEIRA DA ESCOLA PARA O COTIDIANO
Autor(es): Oliveira, Cintia Lopes de
Primeiro Orientador: Santos, Paulo Cesar Feracioli dos
Resumo: A Matemática Financeira é um ramo da Matemática de fundamental importância para o uso habitual do aluno. É um tema bastante relevante em nossa sociedade e a escola tem um importante papel a ser desempenhado na formação financeira dos alunos, podendo contribuir de maneira positiva em sua realidade. Contudo, o ensino de conteúdos de Matemática Financeira dentro da disciplina de Matemática em si, não basta, para cumprir o papel de formar cidadãos e promover a Educação Financeira se ele não for contextualizado em situações reais ou realísticas, podendo ser trabalhada de forma mais próxima ao educando. Dessa forma, nos cumpre discutir e analisar como os conteúdos de Matemática Financeira se inserem no contexto escolar e, de maneira complementar, nos leva abordar esse tema no âmbito da Educação Financeira, buscando aproximar as ideias didáticas pertinentes ao ensino e aprendizagem desses conteúdos, principalmente algumas questões com o objetivo de esclarecer melhor essa problemática e avançar em reflexões relativas a cada caso interligado a realidade vivenciada. Ela pode contribuir muito para a formação dos alunos, mostrando que eles são capazes de exercer sua cidadania, exigir que seus direitos como cidadão e consumidor, sejam respeitados, não esquecendo dos seus deveres. Diante deste contexto, a tendência é caracterizar esse trabalho considerando os estudantes como participantes sempre ativos, tendo como objetivo reconhecer a importância da educação financeira e refletir a influência dela na vida dos alunos. A metodologia usada nesse trabalho foi a pesquisa bibliográfica, com o intuito de mostrar o que autores vêm discutindo sobre o tema e demonstrar que os conhecimentos de Matemática Financeira ministrados aos alunos numa perspectiva de Educação Financeira para a vida, motivam o educando para uma aprendizagem significativa dos conteúdos curriculares, de modo a promover compreensão dos conceitos de cada conteúdo e ao mesmo tempo em que os instrumentalizam para a vida.
Abstract: Financial Mathematics is a branch of Mathematics of fundamental importance for the student's habitual use. It is a very relevant topic in our society and the school has an important role to play in the financial education of students, and can contribute positively to their reality. However, the teaching of Financial Mathematics contents within the Mathematics discipline itself is not enough to fulfill the role of training citizens and to promote Financial Education if it is not contextualized in real or realistic situations, and can be worked in a closer way to the student. Thus, we have to discuss and analyze how the contents of Financial Mathematics are inserted in the school context and, in a complementary way, leads us to approach this theme in the scope of Financial Education, aiming to approach the didactic ideas pertinent to the teaching and learning of these contents, mainly some questions with the objective of clarifying this problem better and advancing in reflections related to each case linked to the reality experienced. It can contribute much to the training of students, showing that they are able to exercise their citizenship, demand that their rights as citizen and consumer, be respected, not forgetting their duties. Given this context, the tendency is to characterize this work considering the students as always active participants, aiming to recognize the importance of financial education and reflect its influence on the lives of students. The methodology used in this work was the bibliographical research, in order to show what authors have been discussing about the subject and to demonstrate that the knowledge of Financial Mathematics taught to the students in a perspective of Financial Education for life, motivate the learner for meaningful learning of the curricular contents, in order to promote understanding of the concepts of each content and at the same time that they instrumentalize them for life.
Palavras-chave: Matemática - ensino-aprendizado
Matemática aplicada
Educação financeira
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1179
Data do documento: 13-Jun-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CÍNTIA LOPES DE OLIVEIRA_rotated.pdf249,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_CINTIA DE OLIVEIRA.pdf545,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.