Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1178
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS
metadata.dc.creator: Martins, Andréia Aparecida de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Jeferson Correa
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por escopo abordar a premissa perpetrada através dos anos que considera o estudo da matemática como a área mais complexa do currículo escolar para alunos e professores, chegando se tornar um entrave na vida acadêmica de grande parte dos alunos do atual cenário escolar. As dificuldades existentes no processo de ensino aprendizagem se tornam ainda mais evidentes diante do errôneo pensamento que persiste na cabeça dos alunos e professores em relação à disciplina. Este projeto tem como base principal a área da matemática que abrange o estudo da geometria nas séries iniciais, com ênfase na realização de estudos e pesquisas que possibilitam a identificação de possíveis obstáculos durante o processo de ensino aprendizagem. Nesse contexto serão abordados os seguintes pontos: Os materiais didáticos utilizados durante as aulas de geometria; a formação e dedicação dos docentes em relação ao ensino e o interesse dos alunos durante o processo de ensino aprendizagem.
Abstract: The purpose of the present study is to address the premise over the years that considers the study of mathematics as the most complex area of the school curriculum for students and teachers, becoming an obstacle in the academic life of most students in the current school setting. The difficulties in the process of teaching learning become even more evident in the face of the erroneous thinking that persists in the minds of students and teachers in relation to the discipline. This project has as its main basis the area of mathematics that covers the study of geometry in the initial grades, with emphasis on studies and research that make it possible to identify possible obstacles during the learning process. In this context, the following points will be addressed: The didactic materials used during geometry classes; the training and dedication of teachers in relation to teaching and the interest of students during the process of teaching learning.
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Educação básica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1178
Issue Date: 22-Mar-2018
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_ANDREIA MARTINS.pdf396,89 kBAdobe PDFView/Open
ANDRÉIA APARECIDA DE SOUZA MARTINS _rotated.pdf235,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.