Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1177
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação Inclusiva no Ensino de Química: Propostas Metodológicas Publicadas nos Encontros Nacionais de Ensino de Química (Eneq) de 2008 a 2016.
metadata.dc.creator: Reis, Amanda Ferreira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Marquez, Sandra Cristina
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo pesquisar trabalhos abordando propostas de metodologias usadas no ensino de química inclusivo nos ENEQ’s de 2008 a 2016 através dos anais disponibilizados na internet. Este trabalho enfatiza a necessidade da ampliação do debate e intensificação de ações que venham ao encontro à Educação Inclusiva. O presente trabalho parte de uma revisão bibliográfica onde quantifica e analisa os trabalhos apresentados no ENEQ de 2008 à 2016 com a temática inclusão. Após a leitura e quantificação foi feita uma análise dos métodos e avaliações dos trabalhos de 127 trabalhos sobre inclusão no período de 2008 à 2016 encontramos somente 47 trabalhos que possuía metodologias de aulas que poderiam ser aplicadas. E ainda esses trabalhos não focalizam e desenvolve métodos para ser trabalhados com os alunos que tem necessidades especiais. Perante este conclui-se que a educação inclusiva é muito importante nos dias atuais, devendo haver aprimoramento de todos os envolvidos seja ele estudante, profissional ou colaboradores. E principalmente é necessário que o educador se interesse pelo estudo de seus alunos especiais, que se adapte a este novo desafio, que é a inclusão social na educação, pois dele depende o sucesso ou o fracasso na aprendizagem de seus alunos, que por sua vez, merecem respeito pelas suas características.
Abstract: The present work had as objective search approaching proposal of methodologies used in the teach of chemistry inclusive in the ENEQ’s of 2008 to 2016 through os channels available in the internet. This work emphasizes an need of ampliation to discussion and intensification of action what come to meet Education Inclusive. The present work part of one revision bibliografh where quantifies and analyze the works. Stated in ENEQ of 2008 to 2016 with the thematic inclusion. Aflter the reading and quantification was made one analyze of methods and avaliantions of works to 127 searchs about inclusion in the period of 2008 to 2016 we meet only 47 works what had methodologies of classes what could be applied. And these works no focus and develops methods to be worked whit the student what have specials needs. Before this work concludes whats the inclusive education is very important in the present days, must be enhancement of everybody involved as he students, as profissional or collaborators. And mainly is necessary what the teacher interest to studied of yours special classmates, what that is adaptation this new challenge what is the social inclusion in the education, because his depends the sucess your the failure in the teaching of yours classmates, what in its turn, deserve respect to yours caracteristics.
Keywords: Química - estudo e ensino
Educação inclusiva
Ensino - metodologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1177
Issue Date: 15-Aug-2018
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA FERREIRA DOS REIS_rotated.pdf253,01 kBAdobe PDFView/Open
MONOGRAFIA_ENSINO DE CIENCIAS_AMANDA REIS.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.