Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1171
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CHEMISTRY QUEST ALCHEMIST: UM PROTÓTIPO DE JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Autor(es): Rosa, Wesley Barboza
Primeiro Orientador: Silva, Luciano Carlos Ribeiro da
Resumo: A busca por mecanismos que pontecializem a qualidade do aprendizado permeia o cotidiano dos docentes das mais diversas áreas. Os jogos didáticos, com a capacidade intrínseca de reter a atenção dos participantes, é uma ferramenta capaz de conduzir colateralmente o jogador por conhecimentos curriculares. Dentre os jogos didáticos, dá- se destaque aos jogos digitais que atualmente tem sido um grande vilão mercadológico e que podem ser utilizados de forma adjunta ao ensino tradicional; essa campo de estudo é conhecido como aprendizado baseado em jogos digitais (DGBL a ). O objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de um DGBL que pode ser utilizado como instrumento de apoio no ensino de um conteúdo recortado dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) para o ensino de Química.
Abstract: The search for mechanisms that enhance the learning quality permeates the daily lives of the most diverse areas teachers. The educational games with the intrinsic ability to retain the attention of participants it is a tool to collaterally guide the player for curricular knowledge. Among the educational games, highlight is given to digital games that currently has a increasing marketing share, that can be used to form adjunct to mainstream education; this field of study is known as digital games based learning (DGBL). The aim of this work is the development of a DGBL that can be used as a support tool in teaching for clipping content of the National Curriculum Guidelines for Secondary Education (PCNEM) for teaching chemistry.
Palavras-chave: Jogos computacionais
Química – ensino
Jogo digital
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1171
Data do documento: 14-Jul-2016
Aparece nas coleções:Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WESLEY BARBOZA ROSA.pdfTAPE226,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TC_INTERNET_WESLEY ROSA.pdf5,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.