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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: LABQUI VIRTUAL: ABORDAGEM LÚDICA MEDIADA PELO PELO COMPUTADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Autor(es): Silva, Luan Luiz da
Primeiro Orientador: Silva, Luciano Carlos Ribeiro da
Resumo: O uso de jogos educacionais e simuladores mediados por computador tem se apresentado como uma ferramenta de grande valor pedagógico (ANNETTA et al., 2014). Estudos em- píricos demonstram que estudantes apresentam maior engajamento no aprendizado medi- ado por jogos digitais, seja motivado pelo desafio intrínseco do jogo ou pelo divertimento de jogar (ERHEL; JAMET, 2013). A química é inicialmente inserida como uma temática dentro dos estudos em Ciências. Como matéria curricular, é introduzida a partir do ensino médio e é a disciplina que estuda as propriedades e as transformações que ocorrem na matéria e a energia ocorrida nesses processos (FILHO; PEREIRA; MAIA., 2000). Tendo posto, o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos no campo do aprendizado baseado em jogos digitais (DGBL a ) para o ensino da química, especialmente voltado para os alunos do ensino básico se mostra como um importante viés para o melhoramento dos proces- sos de construção do conhecimento nessa área. Este trabalho tem como finalidade criar um protótipo DGBL que auxilie no aprendizado de conteúdos da química no ensino bá- sico. Será utilizado um motor de jogo para a criação dos cenários e a programação da interatividade com o usuário.
Abstract: The use of educational games and computer-mediated simulators has emerged as a great pedagogical value tool (ANNETTA et al., 2014). Empirical studies show that students have greater engagement in learning mediated by digital games, that is motivated by the intrinsic challenge of the game or the fun to play (ERHEL; JAMET, 2013). Chemistry is initially introduced in Science studies. As a curricular subject, is introduced from high school and is the discipline that studies the properties and the transformations that occur in matter and energy which took place in these processes. (FILHO; PEREIRA; MAIA., 2000) The development of research and works in digital game-based learning (DGBL) for chemistry teaching, especially intended high school students shown as an important way for the improvement of knowledge construction processes in this area. This work aims to create a prototype DGBL to assist in the chemical content of learning in basic education. A game engine for creating scenarios and interactive programming with the user will be used.
Palavras-chave: Jogos
DGBL
Protótipo
Laboratório
Virtual
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1168
Data do documento: 28-Jan-2016
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