Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Luciano Carlos Ribeiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7562718675727361pt_BR
dc.creatorSilva, Luan Luiz da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7516348917155051pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-19T19:26:43Z-
dc.date.available2020-03-16-
dc.date.available2020-03-19T19:26:43Z-
dc.date.issued2016-01-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1168-
dc.description.abstractThe use of educational games and computer-mediated simulators has emerged as a great pedagogical value tool (ANNETTA et al., 2014). Empirical studies show that students have greater engagement in learning mediated by digital games, that is motivated by the intrinsic challenge of the game or the fun to play (ERHEL; JAMET, 2013). Chemistry is initially introduced in Science studies. As a curricular subject, is introduced from high school and is the discipline that studies the properties and the transformations that occur in matter and energy which took place in these processes. (FILHO; PEREIRA; MAIA., 2000) The development of research and works in digital game-based learning (DGBL) for chemistry teaching, especially intended high school students shown as an important way for the improvement of knowledge construction processes in this area. This work aims to create a prototype DGBL to assist in the chemical content of learning in basic education. A game engine for creating scenarios and interactive programming with the user will be used.pt_BR
dc.description.resumoO uso de jogos educacionais e simuladores mediados por computador tem se apresentado como uma ferramenta de grande valor pedagógico (ANNETTA et al., 2014). Estudos em- píricos demonstram que estudantes apresentam maior engajamento no aprendizado medi- ado por jogos digitais, seja motivado pelo desafio intrínseco do jogo ou pelo divertimento de jogar (ERHEL; JAMET, 2013). A química é inicialmente inserida como uma temática dentro dos estudos em Ciências. Como matéria curricular, é introduzida a partir do ensino médio e é a disciplina que estuda as propriedades e as transformações que ocorrem na matéria e a energia ocorrida nesses processos (FILHO; PEREIRA; MAIA., 2000). Tendo posto, o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos no campo do aprendizado baseado em jogos digitais (DGBL a ) para o ensino da química, especialmente voltado para os alunos do ensino básico se mostra como um importante viés para o melhoramento dos proces- sos de construção do conhecimento nessa área. Este trabalho tem como finalidade criar um protótipo DGBL que auxilie no aprendizado de conteúdos da química no ensino bá- sico. Será utilizado um motor de jogo para a criação dos cenários e a programação da interatividade com o usuário.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-19T18:14:10Z No. of bitstreams: 2 LUAN LUIZ DA SILVA.pdf: 287853 bytes, checksum: e61da90323f506136e4e0699b8dce60d (MD5) TC_INTERNET_LUAN SILVA.pdf: 2117245 bytes, checksum: a49074dfafb180059e9f81aa2490f268 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-19T19:17:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LUAN LUIZ DA SILVA.pdf: 287853 bytes, checksum: e61da90323f506136e4e0699b8dce60d (MD5) TC_INTERNET_LUAN SILVA.pdf: 2117245 bytes, checksum: a49074dfafb180059e9f81aa2490f268 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-19T19:26:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LUAN LUIZ DA SILVA.pdf: 287853 bytes, checksum: e61da90323f506136e4e0699b8dce60d (MD5) TC_INTERNET_LUAN SILVA.pdf: 2117245 bytes, checksum: a49074dfafb180059e9f81aa2490f268 (MD5) Previous issue date: 2016-01-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectDGBLpt_BR
dc.subjectProtótipopt_BR
dc.subjectLaboratóriopt_BR
dc.subjectVirtualpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.titleLABQUI VIRTUAL: ABORDAGEM LÚDICA MEDIADA PELO PELO COMPUTADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia em Sistemas para Internet
Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUAN LUIZ DA SILVA.pdf281,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TC_INTERNET_LUAN SILVA.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.