Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1073
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ESPAÇO E O TEMPO DO BRINCAR NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PROFESSOR JAMIL - GO
metadata.dc.creator: Teixeira, Luciana Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.description.resumo: Estruturar o espaço e o tempo do brincar dentro de uma Instituição de Educação Infantil é de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças por meio do lúdico. Sendo assim se faz necessário pesquisar e debater sobre essa temática. É uma pesquisa realizada na cidade de Professor Jamil, na Escola Municipal Professor Geracy Pereira dos Santos. O objetivo deste trabalho foi observar como as professoras utilizam o espaço e o tempo para o brincar e analisar as concepções do brincar na instituição. Para tanto, investigamos como ocorriam as atividades lúdicas nas práticas das professoras. O problema dessa pesquisa pauta-se na questão: qual a concepção das professoras da Instituição de Educação Infantil de Professor Jamil referente ao espaço e o tempo do brincar? A metodologia que utilizamos para a realização desse trabalho foi a pesquisa qualitativa. Nesse sentido foram feitas, observações e entrevistas. Perante as análises e observações consideramos que, a Instituição de Educação Infantil de Professor Jamil, não prioriza o brincar como sendo importante para o desenvolvimento da criança. Ressaltamos que apenas desenvolve o brincar como algo rotineiro para ocupar o tempo ocioso das crianças, que sua principal meta é formar cidadãos voltado para o mercado de trabalho e que qualquer coisa que não esteja dentro do planejamento que não prioriza o conteúdo programado, é considerado desnecessário.
Abstract: Creating structure in the space and time to play inside of an Institution of education for children is of fundamental importance to the development of children through play. being this the case, it is necessary to research and debate this theme. A research took place in Professor Jamil, at Escola Municipal Professor Geracy Pereira dos Santos. The objective of this task was to observe how teachers utilise the space and tome allocated to play and to analyse the conception of play in the given institution. To do so we investigated how play time would be handled by the teachers. The aim of this research resolves around the question: What are teachers' perceptions at this institution towards time and space designated to play? The method used in this reserch was of qualitative data, done through oral methods. In this sense, we used questionaries, observations and interviews. Upon analysing the results, it can be concluded that this institution of education in Professor Jamil does not prioritise play time as being an important part of children's development. Instead, they only utilise this time as part of a routine to prevent boredom amonsgst the children. It is therefore safe to conclude that the school's goals are to create adults who will be ready for the work place and that anything in the education plan that falls outside of his requirement is demmed unecessary.
Keywords: Educação infantil
Brincadeiras
Espaço e tempo
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1073
Issue Date: 10-Mar-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC_PEDAGOGIA_LUCIANA TEIXEIRA.pdf1,66 MBAdobe PDFView/Open
LUCIANA GONÇALVES TEIXEIRA.pdfTAPE239,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.