Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.creatorTeixeira, Luciana Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-03-04T12:16:36Z-
dc.date.available2020-03-03-
dc.date.available2020-03-04T12:16:36Z-
dc.date.issued2017-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1073-
dc.description.abstractCreating structure in the space and time to play inside of an Institution of education for children is of fundamental importance to the development of children through play. being this the case, it is necessary to research and debate this theme. A research took place in Professor Jamil, at Escola Municipal Professor Geracy Pereira dos Santos. The objective of this task was to observe how teachers utilise the space and tome allocated to play and to analyse the conception of play in the given institution. To do so we investigated how play time would be handled by the teachers. The aim of this research resolves around the question: What are teachers' perceptions at this institution towards time and space designated to play? The method used in this reserch was of qualitative data, done through oral methods. In this sense, we used questionaries, observations and interviews. Upon analysing the results, it can be concluded that this institution of education in Professor Jamil does not prioritise play time as being an important part of children's development. Instead, they only utilise this time as part of a routine to prevent boredom amonsgst the children. It is therefore safe to conclude that the school's goals are to create adults who will be ready for the work place and that anything in the education plan that falls outside of his requirement is demmed unecessary.pt_BR
dc.description.resumoEstruturar o espaço e o tempo do brincar dentro de uma Instituição de Educação Infantil é de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças por meio do lúdico. Sendo assim se faz necessário pesquisar e debater sobre essa temática. É uma pesquisa realizada na cidade de Professor Jamil, na Escola Municipal Professor Geracy Pereira dos Santos. O objetivo deste trabalho foi observar como as professoras utilizam o espaço e o tempo para o brincar e analisar as concepções do brincar na instituição. Para tanto, investigamos como ocorriam as atividades lúdicas nas práticas das professoras. O problema dessa pesquisa pauta-se na questão: qual a concepção das professoras da Instituição de Educação Infantil de Professor Jamil referente ao espaço e o tempo do brincar? A metodologia que utilizamos para a realização desse trabalho foi a pesquisa qualitativa. Nesse sentido foram feitas, observações e entrevistas. Perante as análises e observações consideramos que, a Instituição de Educação Infantil de Professor Jamil, não prioriza o brincar como sendo importante para o desenvolvimento da criança. Ressaltamos que apenas desenvolve o brincar como algo rotineiro para ocupar o tempo ocioso das crianças, que sua principal meta é formar cidadãos voltado para o mercado de trabalho e que qualquer coisa que não esteja dentro do planejamento que não prioriza o conteúdo programado, é considerado desnecessário.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-03T21:21:52Z No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_LUCIANA TEIXEIRA.pdf: 1695631 bytes, checksum: df202b0e68bc3a9ed39ded563b075cdc (MD5) LUCIANA GONÇALVES TEIXEIRA.pdf: 245711 bytes, checksum: b235f976f578732c790af013df3c3ae9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T12:16:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_LUCIANA TEIXEIRA.pdf: 1695631 bytes, checksum: df202b0e68bc3a9ed39ded563b075cdc (MD5) LUCIANA GONÇALVES TEIXEIRA.pdf: 245711 bytes, checksum: b235f976f578732c790af013df3c3ae9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T12:16:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_LUCIANA TEIXEIRA.pdf: 1695631 bytes, checksum: df202b0e68bc3a9ed39ded563b075cdc (MD5) LUCIANA GONÇALVES TEIXEIRA.pdf: 245711 bytes, checksum: b235f976f578732c790af013df3c3ae9 (MD5) Previous issue date: 2017-03-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEspaço e tempopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ESPAÇO E O TEMPO DO BRINCAR NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PROFESSOR JAMIL - GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_LUCIANA TEIXEIRA.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LUCIANA GONÇALVES TEIXEIRA.pdfTAPE239,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.