Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1066
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A ALFABETIZAÇÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA EM GOIÁS |
metadata.dc.creator: | Prado, Heloisa Maria |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lima, Michelle Castro |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho procura entender como funciona a formação de professores alfabetizadores pelas universidades e Institutos Federais do estado de Goiás. Com isso, foi feita a análise dos currículos dessas instituições, tal como um levantamento de dados como, carga horária, estágios e disciplinas práticas e teóricas, assim como a análise das teorias do currículo estudadas por Silva (1999), que nos orienta na diferenciação e significado de cada teoria do currículo existente; e durante a análise, percebe-se a teoria visada pela instituição. O trabalho objetiva ressaltar o perfil docente formador para a área de alfabetização e o perfil do egresso, ou seja, do docente que está sendo formado e com quais concepções e metodologias esse aluno sai das instituições formadoras de Goiás. A metodologia usada para o levantamento de dados foi a análise qualitativa de dados dispostos pelas universidades e Institutos Federais, utilizando-se do aporte teórico como referência para tal análise, que indicou que os currículos eram voltados para uma linha crítica ou pós-crítica, porém, em alguns momentos se voltando para o currículo tradicional. Dessa forma, foram aqui apresentados todos esses dados, tal como o resultado da pesquisa e sua conclusão. |
Abstract: | The present work tries to understand how the training of literacy teachers by the universities and Federal Institutes of the state of Goiás works. Thus, the curricula of these institutions were analyzed, such as a data collection such as, hours, internships and practical and as well as the analysis of the curriculum theories studied by Silva (1999), which guides us in the differentiation and meaning of each existing curriculum theory; and during the analysis, one perceives the theory targeted by the institution. The objective of this work is to emphasize the teacher profile for the literacy area and the profile of the egress, that is, the teacher being trained and with which conceptions and methodologies this student leaves the training institutions of Goiás. qualitative analysis of data prepared by universities and federal institutes, using the theoretical contribution as reference for such an analysis, which indicated that the curricula were directed towards a critical or post-critical line, but in some the traditional curriculum. In this way, all this data, such as the result of the research and its conclusion, were presented here. |
Keywords: | Letramento Análise de currículos PPC |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Morrinhos |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1066 |
Issue Date: | 21-Jun-2018 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HELOISA MARIA PRADO.pdf | TAPE | 249,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
TC_PEDAGOGIA_HELOISA PRADO.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.