Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1062
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A LITERATURA INFANTIL E O TRATAMENTO DE QUESTOES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Silva, Deizylaila Dalyla
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo Elias
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a importância da utilização de textos literários infantis para o tratamento de questões étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foi possível demonstrar como a literatura infantil pode ser utilizada na valorização da criança negra e como ela é uma grande aliada na desconstrução de estereótipos racistas dentro e fora das salas de aula. Buscamos apresentar uma reflexão sobre a literatura infantil, o processo de socialização dos alunos nas escolas e o tratamento dado à questão nos livros didáticos e paradidáticos analisados. Observamos que todo esse processo pode influenciar negativamente na autoestima e na formação da identidade da cultura negra. Percebemos que há textos voltados para esse público que contribuem sobremaneira para combater a discriminação e o racismo que as crianças enfrentam de maneira declarada ou velada nos espaços escolares e sociais e que sua correta utilização depende também da formação docente e dos instrumentos utilizados para essa luta, dentre os quais a literatura infantil mostra-se como peça chave para promover a valorização da história e da cultura do povo negro.
Abstract: This work aims to discuss the importance of the use of children's literary texts for the treatment of ethnic-racial issues in the early years of elementary school. Through a bibliographical research, it was possible to demonstrate how children's literature can be used in the valuation of the black child and how it is a great ally in the deconstruction of racist stereotypes inside and outside the classrooms. We sought to present a reflection on children 's literature, the process of students' socialization in schools and the treatment given to the question in the didactic and para - natal textbooks analyzed. We observe that this whole process can negatively influence the self-esteem and the formation of the identity of the black culture. We realize that there are texts aimed at this public that contribute greatly to combat the discrimination and racism that children face in a declared or hidden way in school and social spaces and that its correct use also depends on the teacher training and the instruments used for this fight, Among which children's literature is a key element to promote the appreciation of the history and culture of the black people.
Palavras-chave: Educação infantil
Literatura infantil
Questões étnico-raciais
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1062
Data do documento: 17-Fev-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_DEIZYLAILA SILVA.pdf595,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DEIZYLAILA DALYLA SILVA.pdfTAPE237,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.