Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Ronaldo Elias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.creatorSilva, Deizylaila Dalyla-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4115908744706839pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-04T12:01:41Z-
dc.date.available2020-03-03-
dc.date.available2020-03-04T12:01:41Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1062-
dc.description.abstractThis work aims to discuss the importance of the use of children's literary texts for the treatment of ethnic-racial issues in the early years of elementary school. Through a bibliographical research, it was possible to demonstrate how children's literature can be used in the valuation of the black child and how it is a great ally in the deconstruction of racist stereotypes inside and outside the classrooms. We sought to present a reflection on children 's literature, the process of students' socialization in schools and the treatment given to the question in the didactic and para - natal textbooks analyzed. We observe that this whole process can negatively influence the self-esteem and the formation of the identity of the black culture. We realize that there are texts aimed at this public that contribute greatly to combat the discrimination and racism that children face in a declared or hidden way in school and social spaces and that its correct use also depends on the teacher training and the instruments used for this fight, Among which children's literature is a key element to promote the appreciation of the history and culture of the black people.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo discorrer sobre a importância da utilização de textos literários infantis para o tratamento de questões étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foi possível demonstrar como a literatura infantil pode ser utilizada na valorização da criança negra e como ela é uma grande aliada na desconstrução de estereótipos racistas dentro e fora das salas de aula. Buscamos apresentar uma reflexão sobre a literatura infantil, o processo de socialização dos alunos nas escolas e o tratamento dado à questão nos livros didáticos e paradidáticos analisados. Observamos que todo esse processo pode influenciar negativamente na autoestima e na formação da identidade da cultura negra. Percebemos que há textos voltados para esse público que contribuem sobremaneira para combater a discriminação e o racismo que as crianças enfrentam de maneira declarada ou velada nos espaços escolares e sociais e que sua correta utilização depende também da formação docente e dos instrumentos utilizados para essa luta, dentre os quais a literatura infantil mostra-se como peça chave para promover a valorização da história e da cultura do povo negro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-03T19:17:05Z No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_DEIZYLAILA SILVA.pdf: 609961 bytes, checksum: 61bed653d860d44200b205b0af4159fb (MD5) DEIZYLAILA DALYLA SILVA.pdf: 242834 bytes, checksum: 1d7ece9e99748cf71311983fe89df514 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T12:01:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_DEIZYLAILA SILVA.pdf: 609961 bytes, checksum: 61bed653d860d44200b205b0af4159fb (MD5) DEIZYLAILA DALYLA SILVA.pdf: 242834 bytes, checksum: 1d7ece9e99748cf71311983fe89df514 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T12:01:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_DEIZYLAILA SILVA.pdf: 609961 bytes, checksum: 61bed653d860d44200b205b0af4159fb (MD5) DEIZYLAILA DALYLA SILVA.pdf: 242834 bytes, checksum: 1d7ece9e99748cf71311983fe89df514 (MD5) Previous issue date: 2017-02-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectQuestões étnico-raciaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA LITERATURA INFANTIL E O TRATAMENTO DE QUESTOES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_DEIZYLAILA SILVA.pdf595,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DEIZYLAILA DALYLA SILVA.pdfTAPE237,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.