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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A CONSTITUIÇÃO DE UMA CULTURA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
metadata.dc.creator: Carvalho, Lara Yasmin Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, José Carlos Moreira
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, José Carlos Moreira
metadata.dc.description.resumo: De acordo com a LDB (Lei n. 9394/1996) as instituições públicas que ofertam a Educação Básica devem ser administradas com base no princípio da Gestão Democrática. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo levantar o entendimento dos membros do Conselho Superior sobre esta perspectiva de atuação, bem como investigar ações de fomento emanadas das práticas dos sujeitos sociais envolvidos na gestão da instituição. Para coleta de dados, foi adotada a análise documental (1. Lei 11.892/2018 - Criação dos Institutos Federais; 2. Plano de Desenvolvimento Institucional; 3. Regimento e 4. Estatuto Institucional) e, aplicação de um questionário, com o reitor e integrantes do Conselho Superior da instituição pesquisada. Esses dados foram analisados à luz da fundamentação teórica que embasa o ProfEPT (Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica). As questões da pesquisa levantaram a discussão sobre a realidade da cultura escolar democrática da Instituição, com pontos que merecem maior atenção e necessidade de espaço para sugestões de melhorias. Toda gestão possui suas falhas e precisa estar em constante melhoria, a fim de acompanhar a comunidade gerida, uma vez que a legislação determina a democracia, mas não fornece as ‘receitas prontas’. A cultura democrática do IF Goiano precisa de ajustes e está em processo de formação, com alguns pontos a serem melhorados. É um processo que envolve a colaboração de todos, com renúncias e contribuições
Abstract: According to the LDB (Law 9394/1996) the public institutions that offer Basic Education must be managed based on the principle of Democratic Management, in this sense this research project aims to raise the understanding of the members of the Superior Council. About this perspective of action, as well as to investigate fomentation actions emanating from the practices of the social subjects directly involved in the institution management. The study makes an elementary theoretical discussion about the trajectory of professional education in Brazil, and cuts the following categories for the present analysis: autonomy, professional model in Brazil, presents the discussion about autonomy, participation, the democratic model of management and, finally, the vision of the members of the Superior Council. From the methodological point of view, this is a case study with a qualitative approach. For data collection, the documentary analysis will be adopted (Law 11.892/2018 - Creation of Federal Institutes, Institutional Development Plan, Rules and Institutional Statutes) and application of questionnaires with the Rector and members of the Superior Council of the researched institution. These data will be analyzed in the light of the theoretical foundation that supports PROFEPT. The research results will allow to analyze the process of constitution of a school culture in the democratic perspective, from the practice and understanding manifested by the different representations of the community that make up the IF Goiano.
Keywords: Gestão democrática
Educação profissional
Conselho superior
Institutos Federais
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1047
Issue Date: Nov-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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