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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Autor(es): Alves, Patrícia Aparecida
Primeiro Orientador: Lima, Michelle Castro
Resumo: Nesse trabalho está presente fundamentos essenciais sobre as contribuições dos jogos para o processo de alfabetização e letramento. Por certo, apresenta-se a concepção do termo alfabetização e do conceito de letramento, assim como, os métodos de ensino da escrita e da leitura. Segue efetivamente argumentos e ideias sobre a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. Traz a concepção histórico cultural, como segmento para o trabalho com os jogos, de maneira satisfatória e enriquecedora. E essa pesquisa ocupa-se seguramente sobre as contribuições dos jogos para o ensino da leitura e da escrita. O desenvolvimento desse trabalho será baseado em uma pesquisa exploratória e a metodologia utilizada para a realização desta pesquisa é investigação qualitativa e bibliográfica. A pesquisa foi sustentada por meio de grandes autores, como: Vygotsky (1998, 2016), Soares(2010), Kishimoto (2003, 2014), e Ferreiro (2004). Apresenta-se a teoria Histórico Cultural e sua articulação ao trabalho com os jogos dentro do processo de alfabetização e Letramento. Expõe-se reflexões sobre o desenvolvimento da linguagem ao encontro a aquisição da escrita. Será sublinhado aspectos sobre o trabalho do professor. Evidencia-se o papel da interatividade. Será abordado quais os tipos jogos e quais são as contribuições para o processo de alfabetização e letramento. E será apresentado uma discussão por meio das respostas de um questionário realizado com professores que atuam no processo de alfabetização, cujo o tema, é sobre os jogos. E no final dessa pesquisa apresenta-se dois exemplos de jogos educativos.
Abstract: This work presents essential foundations about the contributions of games to the process of literacy and literacy. Certainly, the concept of the term literacy and the concept of literacy is presented, as well as the methods of teaching writing and reading. It effectively follows arguments and ideas about the importance of playfulness in child development. It brings the historical cultural conception, as a segment for working with games, in a satisfying and enriching way. And this research is certainly concerned with the contributions of games to the teaching of reading and writing. The development of this work will be based on exploratory research and the methodology used to carry out this research is qualitative and bibliographic research. The research was supported by great authors, such as: Vygotsky (1998, 2016), Soares (2010), Kishimoto (2003, 2014), and Ferreiro (2004). Historical Cultural theory and its articulation to work with games within the process of literacy and literacy are presented. Reflections on language development are exposed to the acquisition of writing. Aspects of the teacher's work will be underlined. The role of interactivity is highlighted. What are the types of games and what are the contributions to the process of literacy and literacy? And a discussion will be presented through the responses to a questionnaire carried out with teachers who work in the literacy process, whose theme is about games. At the end of this research, two examples of educational games are presented.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Jogos
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1040
Data do documento: 27-Jun-2019
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