Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1040
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Michelle Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3438503211913584pt_BR
dc.creatorAlves, Patrícia Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6379503265099554pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-03T10:15:19Z-
dc.date.available2020-03-02-
dc.date.available2020-03-03T10:15:19Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1040-
dc.description.abstractThis work presents essential foundations about the contributions of games to the process of literacy and literacy. Certainly, the concept of the term literacy and the concept of literacy is presented, as well as the methods of teaching writing and reading. It effectively follows arguments and ideas about the importance of playfulness in child development. It brings the historical cultural conception, as a segment for working with games, in a satisfying and enriching way. And this research is certainly concerned with the contributions of games to the teaching of reading and writing. The development of this work will be based on exploratory research and the methodology used to carry out this research is qualitative and bibliographic research. The research was supported by great authors, such as: Vygotsky (1998, 2016), Soares (2010), Kishimoto (2003, 2014), and Ferreiro (2004). Historical Cultural theory and its articulation to work with games within the process of literacy and literacy are presented. Reflections on language development are exposed to the acquisition of writing. Aspects of the teacher's work will be underlined. The role of interactivity is highlighted. What are the types of games and what are the contributions to the process of literacy and literacy? And a discussion will be presented through the responses to a questionnaire carried out with teachers who work in the literacy process, whose theme is about games. At the end of this research, two examples of educational games are presented.pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho está presente fundamentos essenciais sobre as contribuições dos jogos para o processo de alfabetização e letramento. Por certo, apresenta-se a concepção do termo alfabetização e do conceito de letramento, assim como, os métodos de ensino da escrita e da leitura. Segue efetivamente argumentos e ideias sobre a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. Traz a concepção histórico cultural, como segmento para o trabalho com os jogos, de maneira satisfatória e enriquecedora. E essa pesquisa ocupa-se seguramente sobre as contribuições dos jogos para o ensino da leitura e da escrita. O desenvolvimento desse trabalho será baseado em uma pesquisa exploratória e a metodologia utilizada para a realização desta pesquisa é investigação qualitativa e bibliográfica. A pesquisa foi sustentada por meio de grandes autores, como: Vygotsky (1998, 2016), Soares(2010), Kishimoto (2003, 2014), e Ferreiro (2004). Apresenta-se a teoria Histórico Cultural e sua articulação ao trabalho com os jogos dentro do processo de alfabetização e Letramento. Expõe-se reflexões sobre o desenvolvimento da linguagem ao encontro a aquisição da escrita. Será sublinhado aspectos sobre o trabalho do professor. Evidencia-se o papel da interatividade. Será abordado quais os tipos jogos e quais são as contribuições para o processo de alfabetização e letramento. E será apresentado uma discussão por meio das respostas de um questionário realizado com professores que atuam no processo de alfabetização, cujo o tema, é sobre os jogos. E no final dessa pesquisa apresenta-se dois exemplos de jogos educativos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Aparecida Alves (2016104221310039@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-02T22:31:36Z No. of bitstreams: 1 Trabalho_de_Curso-_Patrícia_Aparecida_Alves_-_versão_final.pdf: 613192 bytes, checksum: 78187d9967a0500ae1f3d099f3af8744 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-03T10:14:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho_de_Curso-_Patrícia_Aparecida_Alves_-_versão_final.pdf: 613192 bytes, checksum: 78187d9967a0500ae1f3d099f3af8744 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-03T10:15:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho_de_Curso-_Patrícia_Aparecida_Alves_-_versão_final.pdf: 613192 bytes, checksum: 78187d9967a0500ae1f3d099f3af8744 (MD5) Previous issue date: 2019-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização. Letramento. Jogospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho_de_Curso-_Patrícia_Aparecida_Alves_-_versão_final.pdf598,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.