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metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: DIAGNÓSTICO DA COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS ENTRE PRODUTORES E FEIRANTES LIGADOS À ASSOCIAÇÃO VIVER DA TERRA DO MUNICÍPIO DE IPORÁ-GO
metadata.dc.creator: Alves, Thais Guimarães
metadata.dc.description.resumo: Associativismo, com o sentido de cooperação, é uma forma organizada onde dez ou mais pessoas se reúnem, tendo ou não personalidade jurídica, sem fins lucrativos para a realização de um objetivo comum. No Brasil existem cerca de 290.692 Associações. Destas apenas 7.664 são fundações e o restante 283.028 são associações sem fins lucrativos. Nesse sentindo, para este trabalho propôs-se realizar um diagnostico juntos aos produtores familiares da Associação Viver da Terra, localizada no município de Iporá-Go, a fim de buscar identificar a dinâmica da comercialização no modelo do associativismo, advindo de produtos oriundos da agricultura familiar. Para enriquecer a analise, utilizou-se pesquisas bibliográficas, aplicação de questionário e visita in loco, ambos com o intuito de identificar informações relevantes no que se refere os aspectos internos, externos e a interação entre os produtores da Associação. A análise dos resultados permite conhecer e quantificar os produtos comercializados na Associação, bem como analisar os meios de condições que favorecem e dificultam a comercialização dos mesmos, atualmente possui 24 produtores familiar incluso o fundador da Associação. Com a criação da Associação possibilitou melhorias aos produtores familiares, visto que para muitos é a única fonte de renda, e que podem comercializar seus produtos sem a interferência de atravessadores.
Abstract: Associativism, with the sense of cooperation, is an organized form where ten or more people come together, whether or not they have legal personality, nonprofit to achieve a common goal. In Brazil there are about 290,692 Associations. Of these, only 7,664 are foundations and the remaining 283,028 are non-profit associations. In this sense, for this work it is proposed to carry out a diagnosis together with the family producers of the Associação Viver da Terra, located in the municipality of Iporá-Go, in order to seek to identify the dynamics of commercialization in the associative model, arising from products originating from agriculture familiar. To enrich the analysis, bibliographic searches, questionnaires and on-site visits were used, both with the aim of identifying relevant information regarding internal and external aspects and the interaction between the Association's producers. The analysis of the results allows to know and quantify the products sold in the Association, as well as to analyze the means of conditions that favor and hinder the commercialization of the same, currently it has 24 family producers including the founder of the Association. With the creation of the Association, it enabled improvements for family producers, since for many it is the only source of income, and they can sell their products without the interference of intermediaries.
Keywords: Associativismo. Associação. Agricultura Familiar. Produtos. Comercialização
Associations. Association. Family farming. Products. Commercialization
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1030
Issue Date: 18-Feb-2020
Appears in Collections:Tecnologia em Agronegócio

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