Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/996
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Other Titles: The importance of playfulness in the literacy process
metadata.dc.creator: Alexandre, B. O.
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, M. C.
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, M. C.
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, A. L. R.
metadata.dc.contributor.referee3: Mariano, S. M. F.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a importância do lúdico no processo de alfabetização que é a fase em que as crianças vão aprender a ler, a escrever e fazer o uso respectivamente da leitura e da escrita no contexto social. E tem como objetivo retratar que é possível ter uma aprendizagem significativa utilizando jogos, brinquedos e brincadeiras, saindo assim do mecanismo dos métodos tradicionais de alfabetização. Para que esse ensino não seja tradicional e mecanizado, apresentaremos a ludicidade como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem, que facilita, inova e desafia as crianças, levando-as a serem seres pensantes, criativos, participativos e críticos, além disso, o lúdico transforma as atividades robotizadas em atividades interessantes, divertidas e que levam os alunos a compreender o conteúdo, desfrutando de uma aprendizagem significativa, abordando a realidade, aproveitando os conhecimentos prévios e valorizando a participação e a identidade de cada um. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos questionários objetivos não identificados e as observações realizadas durante o estágio e o Programa Residência Pedagógica. Ao final do trabalho, identificamos que apesar dos professores relatarem a importância do lúdico para o processo de alfabetização, muitos não utilizam nas salas de alfabetização.
Abstract: The present work addresses the importance of playfulness in the literacy process, which are the phases in which children will learn to read and write and make use of reading and writing and their use in a social context, respectively. And it aims to portray that it is possible to have a meaningful learning using games, toys and games thus leaving the mechanism of traditional literacy methods. So that this teaching is not traditional and mechanized, we will present playfulness as a pedagogical tool in the teaching-learning process, which facilitates, innovates and challenges children, leading them to be thinking, creative, participative and critical beings. interesting, fun activities that lead students to understand the content, enjoying meaningful learning, addressing reality, taking advantage of previous knowledge and valuing the participation and identity of each one. For the development of the research we used unidentified objective questionnaires and the observations made during the internship and the Pedagogical Residency Program. At the end of the work, we identified that despite the teachers reporting the importance of leisure for the literacy process, many do not use it in the literacy rooms.
Keywords: Alfabetização. Lúdico. Aprendizagem Significativa.
Literacy. Ludic. Meaningful Learning.
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/996
Issue Date: 17-Feb-2020
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC Beatriz versão final .pdfTCC; "A importância da ludicidade no processo de alfabetização".733,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.